A sede administrativa e operacional da Guarda Municipal do Natal (GMN), situada na zona Norte, passou na tarde dessa segunda-feira (08) por uma desinfecção completa realizada pelo Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10).

A medida é preventiva e tem o objetivo de evitar o contágio do efetivo administrativo e operacional da GMN pelo coronavírus no âmbito interno das instalações, sendo todo o trabalho de desinfectação efetivado em horário reservado, sem circulação de pessoas estranhas, no sentido de facilitar a condução da ação pelos militares na aplicação dos produtos químicos de forma segura.

A área da sede da GMN com extensão de 8mil/m² e cerca de 1,2mil/m² de edificação foi alvo da desinfectação atuando nos setores do Comando, Subcomandos, academia de ginástica, alojamentos, armaria, guaritas, depósitos de materiais, banheiros, cozinha e toda a estrutura edificada de circulação de pessoas.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Shiela Freitas, explicou que o trabalho foi fruto de uma solicitação da pasta ao Comando Militar com o objetivo de zelar pela saúde dos guardas municipais, que é uma força atuante na linha de frente do combate ao coronavírus na capital. “É uma ação preventiva importante a qual agradecemos ao Comando Militar por atender a nossa demanda. Com isso pretendemos manter o ambiente seguro”, comentou.

O subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, relatou que todas as recomendações emitidas pelos militares para a realização da desinfectação foram atendidas e a partir de hoje as instalações estão reabertas para retomada dos serviços.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, os militares empregados na missão de desinfecção são habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.