Na manhã deste sábado (20), fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participaram juntamente com a equipe do pesca sub RN de uma campanha de limpeza na praia da Redinha. A ação foi realizada nas proximidades do quebra-mar e retirou cerca de meia tonelada de resíduos do local.

Os mergulhadores retiraram do leito marinho garrafas de vidro, pets, latas de refrigerante e cerveja, sacolas plásticas, embalagens plásticas, madeira, canos de escapamento, redes plásticas, alumínio, pedaços de colchão, coco, entre outros. Todo o lixo já foi coletado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

De acordo com o supervisor ambiental Iang Chaves, integrante do grupo de pesca, toda ação em prol do meio ambiente é sempre bem-vinda. O grupo de mergulhadores faz pesca seletiva, ou seja, só pega o peixe que pode ser consumido. "Esse é um trabalho voluntário que conta com a colaboração de várias pessoas e entidades, visando a preservação do local.

Segundo o coordenador do projeto, Pedro Dantas, a ideia surgiu da necessidade de diminuir a poluição, tendo em vista que lá tem um dos mais belos pôr-do-sol da cidade. Explica que esta ação não acontece somente em Natal, mas em diversas cidades do país, que se multiplica com o envolvimento de várias pessoas e vai criando uma rede de coletividade. Faz um apelo aos frequentadores do quebra-mar "que não deixem lixo, tragam uma sacolinha e recolham os resíduos, para manter o local sempre limpo e atrativo aos visitantes da cidade", finaliza.