Cerca de 1,6 quilômetros de cabos da nova rede de iluminação em LED,  implantada recentemente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura de Natal, foi furtada ontem à luz do dia numa ação de criminosos na praia de Areia Preta, orla Leste da cidade. Além de roubar a fiação, quebraram o piso do calçadão, destruíram as instalações e deixaram a população do local às escuras. O furto de fiação de rede elétrica tem se tornado corriqueiro em Natal, o problema tem atingido diversas regiões da cidade, provocando prejuízos ao poder público municipal, às empresas operadoras de iluminação e à população. A equipe de Operações da Semsur já iniciou nesta terça-feira(23) a recuperação do trecho destruído.

Segundo dados do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Semsur, somente este ano já foram furtados mais de 6 quilômetros de cabos de iluminação de importantes avenidas. As alamedas de Natal têm sido o principal alvo da ação dos criminosos, devido ter uma posteação de média altura e fiação subterrânea, mas a ação realizada em Areia Preta chama a atenção  porque antes os bandidos agiam apenas pela madrugada, agora a ousadia é tanta que furtam durante o dia, não temem às câmeras instaladas no local e o alto fluxo de pessoas e veículos no local.

Para resolver o problema, o secretário faz um apelo às forças de segurança da capital e à própria população. De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, o que aconteceu  na orla de Areia Preta deve acender um sinal de alerta nas autoridades de segurança pública do Estado. “Entendemos as limitações de efetivo que o Estado enfrenta, mas é necessário que se garanta o policiamento da capital para que casos como esses não ocorram. É preciso um trabalho conjunto da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da própria comunidade que poderá denunciar ao 190 qualquer atitude suspeita nas proximidades da rede de iluminação”, declarou o secretário.

A Prefeitura de Natal tem trabalhado na modernização da iluminação com LED em toda orla da cidade. A iluminação de Areia Preta foi concluída recentemente, otimizando a iluminação da região. Mas, segundo reitera Irapoã Nóbrega, de nada adianta a Prefeitura do Natal estar trabalhando para garantir luz de LED em toda cidade, se os furtos continuam a acontecer até mesmo à luz do dia.  “Cabo furtado é sinônimo de cidade escura. E cidade escura, sem iluminação, é o lugar ideal para os criminosos agirem. Infelizmente, ao invés de estarmos melhorando a iluminação de outras áreas da cidade, temos que refazer o que já foi feito”, conclui.