O prefeito Álvaro Dias reuniu na tarde desta terça-feira (30) secretários para fazer um balanço do andamento das principais obras e projetos estruturantes para Natal. O objetivo é avaliar as ações em curso realizadas de forma integrada entre as secretarias. Ao todo, foram apresentadas 33 obras nas áreas de urbanização, infra-estrutura, drenagem, requalificação de espaços, revitalização do patrimônio histórico, recuperação de praças e parques, saneamento e melhorias paisagísticas. 

Um dos assuntos que encabeçou a reunião foi engorda e enrocamento da praia de Ponta Negra. O projeto recebeu o aval financeiro do Governo Federal via Ministério do Turismo, parceiro da prefeitura.

A revitalização da orla urbana da Redinha, orçada em R$ 24 milhões, também avançou e o conjunto de quatro projetos já está em pré-análise da Caixa Econômica, enquanto aguarda o parecer da Superintendência do Patrimônio da União. Segundo a Semov, o acordo com a Caixa foi fundamental para dar celeridade ao processo, e agora a prefeitura aguarda o parecer da União para autorizar a titularidade integral necessária ao início da importante obra, que vai transformar toda a orla norte da capital. A obra engloba reconstrução do Mercado Público, integração urbana do calçadão até a igrejinha de Pedra e construção de novos quiosques de artesanato.“Vamos mobilizar todos os setores para que o SPU acelere essa análise, pois se trata de um projeto de grande ganho para a coletividade e de interesse para a cidade”, reforça o prefeito.  

Bosque das Mangueiras
O Bosque das Mangueiras ganhou uma atenção especial de Álvaro Dias, que ao final da reunião seguiu para acompanhar de perto o projeto inovador, voltado para a valorização da agroecologia urbana. O espaço está em obra desde 2020 e a fase é de redimensionamento para integrar a área de lazer à atividade de agricultura urbana. A iniciativa beneficiará os pequenos produtores de hortifrútis orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas na Mancha de Interesse Social e na Área Especial de Interesse Social 03 de Segurança Alimentar, definidas no macrozoneamento do Plano Diretor de Natal.

Drenagem
Também foi apresentado o projeto de drenagem da Bacia da Ribeira, que será o pontapé para a grande projeto de Revitalização. A drenagem vai acabar com os alagamentos nas áreas onde estão localizados alguns prédios pertencentes à prefeitura. “Queremos reocupar a Ribeira utilizando imóveis próprios e para isso é preciso fazer a obra de drenagem”, lembrou. 

A pauta tratou ainda do Túnel de Drenagem Arena das Dunas e do alargamento da av. Felizardo Moura, principal via conexão da zona Norte com a zona Oeste e Centro, uma obra de impacto que dará fim do afunilamento do trânsito.  

Novos projetos
Durante a reunião foram apresentados os projetos de recuperação da Minas Novas, um sonho antigo da população residente em Neópolis, e o Saneamento do Conjunto San Vale, ambos finalizados, mas em fase de captação de recursos. 

Também foram detalhados os projetos da Pedra do Rosário, rua João Pessoa, nova iluminação do Beco da Lama, Calçadas e paisagismo da av. Rio Branco, Projeto “Descida da Ribeira”, reforma do prédio do INSS, Teatro Sandoval Wanderley, Praça das Flores, Escadaria de Mãe Luíza e reforma do Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal, que em 2022 completará 100 anos.