Os alunos matriculados no programa Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é operado por instrutores da Guarda Municipal (GMN), receberam nessa terça-feira (30), cestas alimentares arrecadadas no decorrer do mês de março. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a coordenação do Amana vêm buscando meios para distribuir alimentos aos agentes mirins e a suas famílias durante a pandemia do Covid-19.

A entrega ocorreu na Escola Municipal Zeneide Igino de Moura, situada no bairro Cidade Nova, zona Oeste da capital. No local, os guardas municipais instrutores do Amana organizaram a entrega com horários diferenciados para os responsáveis que vieram receber os alimentos, considerando a distância entre as pessoas e o uso de máscaras por todos os beneficiados pela ação social que teve início às 08h e encerrou às 17h.

O Amana vem mantendo uma campanha permanente de arrecadação de alimentos para compor cestas alimentares com o objetivo de atender as famílias dos agentes mirins. A campanha de arrecadação segue ativa desde o início da pandemia e conta com a colaboração de parceiros e amigos que acreditam no trabalho desenvolvido pela GMN em prol da segurança preventiva da cidade.

O coordenador do programa AMANA/GMN, Marconi Lucas, ressaltou que o benefício é para ajudar as famílias dos agentes mirins, pois devido ao Covid-19 muitas famílias estão passando por necessidades e os alimentos é uma forma de amenizar a situação de crise.

Amana

O Amana é um programa de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN). As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.

Atende mais 70 crianças na faixa etária de 08 a 12 anos, dos bairros de Cidade Nova e adjacentes. É coordenado por agentes da Guarda Municipal de Natal e esses alunos recebem semanalmente instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia, voltado para preservação e conservação ambiental de forma sustentável.