A coordenação da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) iniciou nessa quinta-feira (24) um ciclo de palestras direcionado aos profissionais terceirizados que exercem atividades de apoio nos Centros de Educação Infantil (CMEIs), da Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital. O primeiro CMEI contemplado com ação foi o Professora Maria das Graças Mota, situado no bairro Igapó, zona Norte de Natal.

As palestras tratam sobre o tema “A convivência e a Conduta no Ambiente de Trabalho” e têm o objetivo de aprimorar as relações humanas nas escolas fortalecendo atitudes e conceitos de boa convivência, como também contribuir com a integração dos funcionários gerando relações de equipe e de missão conjunta para alcançar os melhores resultados nas unidades pedagógicas.

As palestras estão sendo ministradas pelo coordenador do Rope/GMN, CGA Manoel Menezes, e trabalham, além de conceitos técnicos de relacionamento interpessoal, a diferença entre Ética e moral; conceitos de conflitos e como administrar as situações adversas, como ainda a conduta correta no ambiente de trabalho. “Diante de um cenário complexo, a referida ação fortalece a parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Segurança Pública e a Guarda Municipal, e busca contribuir com a construção de um ambiente escolar sadio e mais segurança nas escolas”, comentou.

A Coordenação do Rope/GMN também trabalha regularmente com ciclo de palestras focados aos porteiros e agentes patrimoniais lotados na Secretaria Municipal de Educação. Nesse caso, são trabalhadas posturas e procedimentos preventivos aplicados ao serviço de segurança nas escolas, e a importância desses profissionais estarem sempre buscando a formação continuada com o intuito de melhorar o serviço prestado à população.

O trabalho de aperfeiçoamento profissional realizado por meio de palestras ministradas pela Coordenação do Rope/GMN está levando em consideração os cuidados preventivos com o contágio do novo coronavírus, ou seja, os encontros são realizados em local amplo, com poucas pessoas, mantendo o distanciamento e o uso de máscaras de proteção durante toda a palestra.

Rope/GMN
A Ronda de Proteção Escolar atua 24h direcionada às unidades municipais de ensino de Natal. Atua em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.