A Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizada no bairro Pitimbu, realizou na segunda-feira (12) uma reunião presencial na quadra poliesportiva, com pais e responsáveis para orientação da comunidade escolar em relação ao início do ano letivo de 2021. Ocorreu ainda a entrega dos livros didáticos para que os alunos possam continuar os estudos no formato não-presencial ou presencial.

Na ocasião, foram apresentados os professores das turmas e os coordenadores, que orientaram sobre o calendário letivo, incluindo a previsão do retorno híbrido das aulas para o próximo dia 27, se a pandemia continuar desacelerando e a Taxa de Transmissibilidade alcançar um nível abaixo de 1. Com o retorno híbrido, cada turma deverá comportar entre 30 e 50% dos alunos por sala e na prática o estudante vai ter aulas sendo uma semana presencial e duas semanas com atividades não-presenciais em casa.

A diretora pedagógica Mintza Idesis Jácome Bezerra, explicou que a reunião tem a intenção primordial de nortear as propostas do novo calendário escolar. “Estamos explicando bem direitinho a questão do início do ano letivo e já dando a previsão do retorno híbrido. Realmente esse é um momento muito importante e gratificante, porque se tem a sensação que está voltando aos poucos a vida normal. E pedindo a Deus, que tudo vá se encaminhando bem para que a escola, mesmo que com uma parcela menor, já possa receber nossos alunos novamente”, disse.

Ainda segundo a diretora Mintza Idesis, as atividades não-presenciais continuam sendo realizadas através de grupo de WhatsApp como vídeo aulas, áudios, formulários, roteiros dos livros didáticos, apostilas impressas e outras formas de aulas síncronas. “Essas aulas serão disponibilizadas por roteiros semanais e atividades impressas para serem entregues na escola para a família”, afirmou. Foi ainda reforçado que se faz necessário a devolutiva das atividades não-presenciais pelo estudante para que se possa completar a carga horária relativa à atividade proposta.

A coordenadora pedagógica Minervina Gomes Ferreira da Silva, destacou que as aulas híbridas e a distribuição dos livros didáticos fazem parte de um cenário muito importante para os alunos retornarem à rotina escolar. “Apesar da escola ter feito esforços enormes por parte do professor, da direção, coordenação e de todos, para alcançar o máximo possível de alunos, sabemos que tem perdas, tem aqueles alunos que ficam pelo caminho, porque não tem equipamento. E os livros têm peso significativo na aprendizagem das crianças, com o auxílio do professor”, complementou.

Marli Souza, mãe e avó dos alunos Gabriel Heitor Souza e João Pedro Souza, ambos do turno matutino do 3º e 5º anos, reforçou a importância dos livros didáticos na educação, seja por meio presencial ou com atividades não presenciais. “É muito importante os livros para o aprendizado deles, mesmo estando em casa, como nessa situação, mas nós, mães, nos tornamos os professores deles. E ensinamos em casa, orientamos, porque no momento em que for só a tarefa, não aprende muito. O livro tem os conteúdos e explicações das atividades, melhorando a compreensão dos estudantes”, declarou.

Um outro detalhe reforçado na reunião com os pais, com a previsão para a volta das aulas presenciais, é que o aluno ao comparecer à escola deve se portar respeitando as medidas de biossegurança em relação ao uso da máscara, uso de álcool nas mãos e o distanciamento social. Como também se faz necessário cumprir as normas do regimento interno no que concerne às vestimentas adequadas ao utilizar dentro da escola.