Dando continuidade ao processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Natal, dessa vez o encontro virtual reuniu os docentes da disciplina de Artes, na segunda-feira (12). A sétima formação contou com a palestra do convidado especial, o professor doutor Robério Nunes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que abordou o tema “Saúde Mental e Educação na Pandemia: Cuidar e Educar”.  

 

O professor Robério Nunes, que também é psicólogo, explicou sobre o processo de autorreflexão e os cuidados durante o período pandêmico. “Falar em saúde mental, não é só ver como uma forma de adoecimento, mas pensar em cuidar de si e do outro”.  

 

“Temos que ver a nossa percepção, quanto sujeito de corpo, porque é nessa percepção que também podemos nos deparar com o nosso sofrimento, mas também deparamos com o sofrimento do outro. E parece que para tamponar essa forma de sofrer, a gente prefere não ver, ou preferimos negar uma outra realidade, e começamos a fantasiar uma forma de viver, e começamos a se desconectar, do mundo tão conectado que estamos agora, para uma fragmentação e com isso gera uma fragmentação das relações”, refletiu o psicólogo.   

 

 A professora de Artes, Maureci Lopes, elogiou a reflexão do professor Robério Nunes. “A reflexão sobre o nosso pensar e educar é um ponto importante quando voltarmos para a sala de aula. Iremos enfrentar algo novo e de muitas incertezas. Nós, professores, seremos peças-chaves nesse retorno, pois teremos que ouvir mais os nossos alunos. A busca por leituras reflexivas vem me ajudando muito nesse sentido”, disse.

 

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Aldeiza Gomes, realizou a leitura do poiésis, com as fábulas “Mito do cuidado” e o “Saber cuidar”, de Leonardo Boff, e também na ocasião, agradeceu aos professores de Artes da Rede, pelo trabalho realizado neste período de pandemia, que estão contribuindo para um ótimo desempenho dos alunos.   

 

A professora mestranda de Artes, da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino, Rose Guedes, apresentou dentro da seção “Vossa Majestade a Aula”, sua experiência pedagógica com o projeto “O Roteiro de uma Teleaula – pensar o roteiro como um caminho”. A professora Rose Guedes mostrou como foram realizadas as teleaulas para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.

 

“Iniciei com os levantamentos das informações para construir as primeiras concepções de artes no cotidiano e no entorno, para a partir daí desenvolver a construção das aulas. Além de pensarmos no teatro de forma geral, também pensamos no teatro local com todos os seus contextos históricos, estéticos e artísticos, e então criou-se uma trajetória, desde os primórdios da arte, incluindo o teatro, até os dias atuais. Essa construção é importante para darmos o melhor para os nossos alunos”, explicou a professora Rose Guedes.