A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, prossegue com abordagens educativas nas principais vias da cidade. A prioridade é atuar nos principais corredores viários do município com ações de conscientização sobre o trânsito seguro no mês dedicado ao pedestre.

Durante as abordagens, os educadores orientam sobre a travessia segura, observam condutas de riscos e esclarecem sobre comportamentos seguros na circulação envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Os pedestres recebem dicas para circular com segurança, utilização das faixas, respeito ao tempo nos semáforos e acionamento das botoeiras nas travessias semaforizadas. Motoristas e motociclistas são orientados sobre os limites de velocidade das vias, conversões permitidas e proibição nas faixas exclusivas dos ônibus e bike. Já os ciclistas recebem orientação sobre a circulação segura dentro dos limites definidos pela sinalização horizontal e vertical das vias.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros "as ações ocorrem seguindo todo um protocolo técnico baseado no monitoramento permanente dos dados sobre notificações, autuações, ocorrências e acidentalidade no trânsito do município por meio da parceria do órgão e parceiros do Programa Natal Mais Vida."

Junto à campanha, o Executivo municipal investe nas obras de requalificação viária que priorizam os pedestres como a repaginação da avenida Praia de Ponta, Largo Ruy Pereira, Beco da Lama e acessibilidade da Rio Branco – no Centro. Também foram concluídas a manutenção e requalificação de mais 300 faixas de pedestres.