A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria  Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), promoveu na última semana uma tarde de lazer no Circo Americano,   para crianças  e idosos atendidos e acolhidos pelos serviços ofertados na secretaria, em situação de vulnerabilidade social do município. O evento foi coordenado pelos departamentos de Proteção Social Básica e Especial, vinculados à Semtas. Durante a apresentação, todas as normas para evitar a infecção pelo novo coronavírus foram respeitadas, como o uso de máscara e o distanciamento social.


A atividade contou com a presença do titular da Semtas, Adjuto Dias, que enfatizou a importância de promover momentos como estes “Há algum tempo estamos pensando em como realizar uma ação que levasse alegria e diversão aos nossos usuários, conseguimos essa parceria com o circo, onde eles abriram as portas para proporcionar um espetáculo para essas crianças e  para estes homens e mulheres da melhor idade. Importante ressaltar que todos usaram máscara, álcool em gel e, claro, entendemos que é um momento de descontração para saírem da rotina e sorrir um pouco. Claro, foi possível reunir os idosos ao lado das crianças dos serviços de convivência, e dos acolhidos das Unidades I, II e III, porque esse primeiro grupo está devidamente imunizados”, ressaltou. 

A ação foi voltada para crianças assistidas pelos serviços ofertados na secretaria
dentro da rede de proteção: Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e  unidades de acolhimento. 


“Os acolhidos tiveram uma boa recepção das peças. Durante a apresentação da tarde, as crianças interagiram com os atores e subiram ao palco. Para os adolescentes, essa atividade foi como uma saída entre amigos. O grande ganho é oferecer atividades diferentes aos acolhidos, que eles saibam que estão sendo vistos de maneira individual conforme a singularidade de cada um”, concluiu o Diretor da Proteção Social Especial, Sirleno Junior.  


Para os idosos, a experiência também é enriquecedora, transformadora e um momento de interação com os amigos “Nossos idosos vibraram com cada apresentação. Muitas revivem seus tempos de criança e podem finalmente rever seus amigos, que não se veem desde o início da pandemia”, relatou Débora Carvalho - Coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semtas.