As atividades escolares presenciais da Rede Municipal de Ensino de Natal avançam em mais uma etapa de escolaridade. Nesta quarta-feira (18), aconteceu o retorno das aulas presenciais de maneira gradual para as crianças da Creche dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), distribuídos nas quatro regiões administrativas da cidade que estão aptas a cumprir todos os protocolos de biossegurança. A etapa de Creche atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

“Esta semana representa um momento de muita alegria, emoção e esperança para toda a Rede Municipal de Ensino de Natal, que retomou, com a etapa da Creche da Educação Infantil. É encantador ver a felicidade no rosto das crianças, com o retorno de cada uma delas ao CMEI, depois de tempos tão difíceis que enfrentamos com a pandemia”, afirmou a secretária de Educação, professora Cristina Diniz.

O retorno da etapa de Creche no CMEI Padre João Perestrello, situado no bairro de Mãe Luiza, ocorreu com tranquilidade e segurança. A equipe gestora, os educadores infantis e funcionários do CMEI receberam com bastante cuidado as crianças dos Níveis I e II.  Já a etapa da Pré-Escola (Níveis III e IV) retornou no dia 14 de julho. Atualmente o CMEI João Perestrello atende 188 crianças, dos Níveis I ao IV.

“O nosso retorno vem sendo muito gratificante, conseguindo realizar tudo de acordo com o protocolo, seguindo todas as orientações para a retomada com segurança. Adotamos o escalonamento, entre a parte presencial e a remota, e a nossa comunidade escolar está muito feliz com a volta às aulas presenciais. Os alunos estão comparecendo em grande número e estamos felizes com o compromisso de todos”, ressaltou a gestora administrativa do CMEI João Perestrello, Patrícia das Chagas R. Costa. Já Amarilis Andrade de Sena Lima (6 anos), do Nível IV, disse: “estou muito feliz em poder ver meus amigos novamente na escola, gosto muito dos meus colegas e professores”.

A educadora infantil do CMEI João Perestrello, Débora Fernanda da Silva, que leciona no Nível II, explicou que “seguindo o protocolo estamos inicialmente com 10 crianças em sala, por exemplo: a turma dessa semana, vem todos os dias da semana e no final de semana, entregamos as atividades para elas levarem as suas casas para realizarem, enquanto, a outra turma assiste a aula de forma presencial, e assim sucessivamente. Estamos realizando dessa forma para nenhum aluno ser prejudicado”.

Já no CMEI Professora Antônia Fernanda Jales, a coordenadora pedagógica Cléa Alves da Silva Leite, falou sobre o retorno. “Esta semana retornaram as crianças da etapa de Creche e recebemos todas elas com muita alegria. Os pais ficaram encantados e se sentiram de uma certa forma abraçados com a recepção e carinho. Estamos funcionando com quatro turmas de Creche, organizadas por grupos A, B, C e D, atendendo de sete a oito crianças por sala.

Quanto à entrada das crianças, estamos verificando a temperatura, utilizando máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento na medida do possível.  Já os pais ficam no portão, só entram realmente para o espaço externo se a criança estiver insegura.   Estamos tendo essa sensibilidade quanto ao acolhimento da criança”, finalizou a coordenadora Cléa Alves.

A mãe de Miguel de Lima, do Nível I, Priscila Silva, contou: “Em primeiro lugar significa uma etapa vencida da saúde do nosso Estado. As famílias e as crianças esperaram bastante por esse momento de retorno presencial. Estamos felizes em acompanhar que a volta às aulas está acontecendo de forma segura. Sem contar da alegria em ver que o CMEI Fernanda Jales alcançou o Selo de Bio Prevenção do Sebrae, podendo novamente abrir as portas para as crianças com segurança”.