O Brasil celebra hoje os seus protomártires e o Rio Grande do Norte os seus padroeiros, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Neste domingo (03), a arquidiocese de Natal realizou a solenidade em honra a São Ambrósio Francisco Ferro, Santo André de Soveral, São Mateus Moreira, e seus 27 companheiros que há 376 anos perderam suas vidas em nome da fé. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a primeira dama, Amanda Dias, participaram da missa solene realizada no Santuário dos Mártires, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo padre Fábio Oliveira, pároco local. 

Ao final da missa, o prefeito Álvaro Dias teve a oportunidade de falar aos fiéis presentes e enalteceu a figura dos Santos Mártires, lembrando que em um gesto de profunda devoção, resiliência e amor aceitaram o martírio e ofereceram suas vidas a Deus. 

"Hoje reverenciamos e pedimos a intercessão dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu para que possam continuar a nos proteger, guiar e abençoar para enfrentarmos os desafios diários. É momento ainda de agradecer também por estarmos vencendo a pandemia, após períodos de extrema dificuldade. Vamos seguir trabalhando juntos, unidos, com cada um fazendo a sua parte, firmes na fé, motivados por exemplos como o dos Mártires, para em breve comemorar o fim dessa crise sanitária", afirmou o prefeito Álvaro Dias.