A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) realiza em outubro diversas ações de prevenção à Sífilis, já que o Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita acontece no terceiro sábado de outubro. Até dia 31 de outubro as unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade intensificam as ações de orientação e rodas de conversa sobre o tema. 

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactéria e tem cura, que se manifesta exclusivamente nos humanos, e pode ser adquirida ou transmitida de mãe para filho (congênita). A testagem pode ser realizada em qualquer unidade básica de saúde (UBS) e em caso positivo, o tratamento ocorre em UBS referenciadas.

De acordo com a responsável técnica no Núcleo de IST/Aids e Hepatites Virais, Emily Miranda, a intenção do dia nacional é reunir a sociedade no esforço de combate à sífilis, bem como se manter vigilante durante todo o ano. Dessa forma é possível incentivar a testagem, principalmente nas grávidas, para evitar a transmissão vertical da doença. “Para isso a SMS disponibiliza testes rápidos nas unidades básicas de saúde e também amplia o acesso com a Penicilina nas unidades de referência, medicamento para o tratamento da Sífilis”, destacou.

Durante as ações a SMS disponibiliza testes rápidos Sífilis/HIV indicados para qualquer pessoa com vida sexual ativa, especialmente as grávidas; rodas de conversa sobre os temas e citologia oncótica; teste de glicemia capilar; aconselhamento; aferição de pressão arterial;  orientações sobre a alimentação saudável na prevenção do câncer; vacinação; atividade física, entre outras ações.