O prefeito Álvaro Dias deu posse aos novos membros eleitos para o Conselho da Cidade do Natal (Concidade), na manhã desta terça-feira (14), no auditório do SESC, localizado na Cidade Alta. Na posse, o gestor ressaltou as intervenções urbanas e os investimentos da Prefeitura em espaços públicos, como o da avenida da Praia de Ponta Negra, onde, segundo ele, foram gerados mais de dois mil empregos diretos, em bares e restaurantes. “A prioridade da nossa gestão é a geração de emprego e renda”, disse o prefeito.

O Conselho da Cidade de Natal (Concidade) é formado por 51 membros representantes da gestão municipal e da sociedade civil organizada. Entre as atribuições do Conselho, está o planejamento das políticas de desenvolvimento urbano, pela diversidade de setores que o integram, além de temas relacionados ao espaço urbano, como, por exemplo, a recente revisão do Plano Diretor da capital. Os conselheiros titulares e suplentes, indicados e eleitos, assumirão o mandato para o triênio 2021-2024.

“Nós temos de avançar e recuperar o tempo perdido. Natal cresceu e mudou. O atual Plano Diretor impõe restrições ao crescimento de Natal. É um Plano que não interessa mais à cidade. Diante disso, estamos propondo um novo Plano Diretor e o Concidade tem e terá um papel importante para o desenvolvimento de Natal”, destacou Álvaro Dias. Ele defende que os principais corredores de trânsito da cidade sejam ocupados por prédios, porque, em sua visão, isso trará mais desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população natalense.

Para o representante dos conselheiros do poder público municipal, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a renovação do Concidade é um momento importante para Natal, porque se voltará para a discussão de diversos temas relevantes para a sociedade. “Mais de 400 propostas foram discutidas no Plano Diretor. Este é um momento de grande responsabilidade. Precisamos olhar para a cidade no sentido de promover mais qualidade de vida, bem-estar e segurança para a população”, sublinhou o secretário.

No entendimento do representante da sociedade civil organizada, engenheiro Wilson Cardoso, os conselheiros têm um papel fundamental no que diz respeito à proposição e votação de políticas públicas para a cidade: “Vamos ter muito trabalho pela frente. Desejo que o Concidade seja mais célere em suas decisões e dê respostas rápidas que a cidade do Natal precisa”.