A Secretaria Municipal de Saúde de Natal disponibiliza mais um posto de vacinação contra Covid- 19, desta vez no Partage Norte Shopping, a partir desta terça-feira (21), no horário das 14h às 20h, de segunda a domingo, ampliando a oferta de imunização para a população de Natal.

Outra novidade é que a partir de hoje (20), o drive Via Direta atende a população de Natal, das 09h às 21h, de segunda a sábado na modalidade drive e ponto de pedestre. Já o Nélio Dias, passa a atender a partir de hoje (20) somente na modalidade pedestre, das 08h às 16h. Essa estratégia é mais uma forma de conseguir atender toda a demanda da capital de forma mais eficiente, uma vez que novos pontos de vacinação foram ativados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A população ainda pode buscar as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira. Mais informações estão disponíveis na plataforma Vacina Natal (vacina.natal.rn.gov.br).

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE

Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD

Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER

A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

JANSSEN

A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 02 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.

Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 05 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 18 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de  Coronavac, Oxford e Pfizer) e população com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).