Com um pouco mais de quatro anos de sua criação, o Parque Tecnológico Metrópole Digital, vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), mostra-se consolidado e cumprindo seus objetivos de fomentar e desenvolver atividades relacionadas à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, além de integrar o pensamento e a produção acadêmica com empresas e governos via iniciativas de Ciência e de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Parceira do Parque, a Prefeitura do Natal tem assento no Conselho de Administração, via Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), e comemora a evolução da instituição que, apesar de enfrentar os dois anos da pandemia do Coronavírus que praticamente paralisou o mundo, terminou 2021 com bons resultados e abrigando 77 empresas que geram mais de 1.200 empregos diretos.

“A Prefeitura do Natal apoia integralmente o Parque Tecnológico Metrópole Digital e desde o primeiro instante trabalhou para viabilizar a normatização tributária, deixando o parque mais atrativo à instalação de empresas diante da redução de impostos”, disse a secretária municipal do Planejamento, Joanna Guerra. Segundo ela, a presença do parque em Natal é de suma importância “por impactar no avanço das políticas públicas nas áreas da ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação”.

De acordo com a Lei Complementar municipal nº 167/2017, as empresas de Tecnologia da Informação e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) que se instalam no Parque Metrópole Digital podem ser beneficiadas com redução de até 75% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); redução de 30% no Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITIV); redução para 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); e isenção na Licença de Localização do imóvel.

“Fico feliz com o reconhecimento da Prefeitura de que a aposta na iniciativa do Parque Tecnológico Metrópole Digital foi bem-sucedida. Realmente, os números comprovam isso. À medida que o tempo foi passando, a evolução foi acontecendo de forma bastante importante, acelerada e continuada e, certamente, todo aporte de benefícios fiscais concedido pela prefeitura, além da parceria em várias ações, eventos e vários movimentos dentro do ecossistema, ajudaram a fortalecer ainda mais essa iniciativa”, ressalta Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

O Parque Tecnológico Metrópole Digital tem sua área física localizada no entorno do campus central da UFRN. Por definição, ele é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios, que possibilita um ambiente favorável à inovação tecnológica, gerando benefícios econômicos em comum, voltados para a comunidade.