Com o objetivo de minimizar os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia da Covid-19 e promover a segurança alimentar no município de Natal, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou a entrega de 39.334 cestas básicas no ano de 2021. A distribuição de gêneros alimentícios aconteceu nas ações direcionadas em comunidades e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Durante a pandemia, milhares de famílias perderam a renda e se declararam em situação de vulnerabilidade, isso exigiu da Semtas a ampliação do atendimento social. O investimento da Prefeitura nessas ações foi de R $5.540.013,25, garantido por meio de emendas impositivas e recursos próprios da Secretaria.

Além disso, por meio da campanha Vacina Solidária, a Semtas arrecadou 15,6 toneladas de alimentos que permitiu a segurança alimentar de 157.366 mil natalenses. As cestas são compostas por itens como arroz, feijão, açúcar, leite em pó integral, óleo, macarrão, bolachas, café, açúcar e outros produtos essenciais.

Para o secretário Adjuto Dias, o poder público tem cumprido o seu papel de garantir o direito humano à alimentação adequada. “A intensificação das ações refletem o compromisso da Prefeitura de Natal no cuidado dos cidadãos em situação de vulnerabilidade. Nesse momento, precisamos de união para garantir que as famílias mais vulneráveis sejam atendidas. E a Semtas vem tendo esse olhar humanizado. O nosso desafio diário é ajudar essas famílias a colocar comida na mesa. Essa é uma diretriz estabelecida pelo prefeito Álvaro Dias. Estamos empenhados em seguir distribuindo alimentos para auxiliar as pessoas mais necessitadas da nossa cidade. As ações continuarão sendo intensificadas", afirmou.