Um novo comando para a Guarda Municipal do Natal (GMN) foi anunciado pelo prefeito Álvaro Dias. Rozivam Valle da Costa vai ocupar o cargo de secretário Adjunto de Segurança Pública, e assume o comando da Guarda Municipal de Natal. O novo comandante possui 30 anos de carreira na instituição e atualmente ocupava o cargo de chefe da Segurança do Chefe do Executivo.

Rozivam Valle ingressou na corporação em 1991, quando passou no primeiro concurso da Guarda Municipal, tendo sido promovido posteriormente à função de chefe de Grupo de Ação da GMN, atuando nos setores de instrução e segurança da Guarda. Recentemente, com a aprovação do Plano de Cargos e Salários implementado pelo Município, foi promovido à função de supervisor, em março de 2022. “Fiquei muito feliz com o convite honroso do prefeito Álvaro Dias para comandar a minha instituição. Tentar honrar a confiança que foi dada e trabalhar pela sociedade natalense”, disse.

O chefe da GMN destacou o esforço da atual gestão em  contribuir com a segurança pública da capital, equipando e valorizando o efetivo. “Estamos à espera de novas viaturas e rádios, além da aquisição de armamento. Já colocamos em operação um ônibus na Cidade Alta, em frente à loja C&A, e vamos iniciar em breve rondas regulares entre Alecrim, Cidade Alta e Ribeira, que são as áreas que identificamos a necessidade de maior de atendimento”, comentou.

Guarda Municipal
A Guarda Municipal do Natal foi criada pela Lei Municipal nº 4.000 de 04 de Junho de 1991. É subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que tem como secretária a delegada de Polícia Civil, Sheila Freitas. É composta por um Comando Geral, dois Subcomandos (Segurança/Trânsito e Instrução/Material) e os grupamentos GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental). A GMN conta hoje em suas fileiras com 450 guardas municipais, distribuídos entre agentes, chefes de grupo de ação e supervisores. O antecessor do comandante Valle foi Alberfran Câmara Grilo.