A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) vai trabalhar durante o mês de abril, em toda a Rede de Urgência e Emergência (RUE), a campanha Abril pela Segurança do Paciente acompanhando as ações do Ministério da Saúde (MS). O objetivo de trabalhar esse tema é sensibilizar a população em geral e profissionais da área, sobre os cuidados relacionados à segurança do paciente, em especial as práticas assistenciais.

Em 2013 foi lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), e desde 2016 o MS estimula campanhas para compartilhar conhecimentos, práticas seguras, esclarecendo o papel dos serviços de saúde, profissionais e pacientes na rede de atenção.

O objetivo é estimular a participação consciente de pacientes/usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à sua própria segurança. É uma iniciativa focada no chamamento de todos para o autocuidado associado à comunicação efetiva, com intuito de contribuir na prevenção de erros que podem salvar vidas.

A comunicação efetiva é uma ferramenta indispensável nas relações de cuidado seguro, permitindo que os profissionais envolvam o paciente em seu processo de recuperação. Na cidade do Natal, a campanha está sendo trabalhada em programação interna dos serviços: Hospitais, Maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, com apoio da Comissão Municipal de Segurança do Paciente (CMSP).

A programação contempla ações educativas voltadas para servidores e usuários. "É uma ação voltada para disseminar a cultura de segurança do paciente e estimular os serviços a desenvolverem práticas seguras de cuidado", comenta Mabel Marques, coordenadora da comissão.

A coordenadora da rede de urgência e emergência do Município, Elizandra Trindade, acrescenta que "durante todo o mês de abril estão previstos minicursos, exposição em sala de espera e enfermarias, e ainda um evento ao final do mês encerrando as atividades. Será um encontro entre profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos responsáveis pelo acompanhamento dos núcleos de segurança do paciente nos serviços para avaliação das metas de 2022/2023".