Os cursos rápidos e gratuitos ofertados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, em parceria com a rede Ferreira Costa, estão ajudando jovens que são acompanhados pela rede socioassistencial da Prefeitura do Natal a empreenderem. Menos de um mês após concluir as oficinas na área da construção civil, Iasmin Lima, 16 anos, decidiu que havia chegado a hora de realizar seu sonho de construir seu salão de beleza e se tornar manicure. O estabelecimento fica localizado no bairro Planalto, no terreno vizinho a sua residência.

Iasmin participou durante uma semana das oficinas de formação múltipla em construção civil, com cursos de cimento queimado, aplicação de textura (efeito brilho), hidráulica residencial, argamassa colante e corte na marcenaria ministrados por profissionais disponibilizados pela loja. “Soube de informações dessas oficinas quando fui ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Guarapes. Participar desses cursos de qualificação profissional fez toda a diferença para que eu conseguisse ajudar meu padrasto, que é pedreiro, na construção do salão. Estou muito feliz e mais segura por saber que agora meu sonho está mais perto de se tornar realidade. Eu vou ter dinheiro para mim e para ajudar minha família”.

O Centro de Referência de Assistência Social – Cras,  no qual a jovem está inserida é o órgão responsável por coordenar as atividades assistenciais no bairro e tem por finalidade atender famílias em situação de vulnerabilidade que precisem fazer seu Cadastro Único. Além disso, no local as pessoas podem ter orientação sobre os benefícios sociais, ter orientação sobre seus direitos, pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos, fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social, ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica e ter orientação sobre outros serviços públicos.

O objetivo da parceria público-privada é promover a capacitação dos usuários da rede socioassistencial do município para que estes possam ter melhores condições de inserção no mundo do trabalho. "Como Iasmin, que saiu do curso com certificado em mãos, queremos que outros usuários tenham essa oportunidade de aprender e melhorar de vida. Assim como as oficinas oferecidas no Cras Guarapes, a Ferreira Costa já nos adiantou que teremos, no final do mês, novas oficinas prestigiando agora a comunidade assistida pelo Cras de Nossa Senhora da Apresentação. Espero que possamos realizar muitas outras parcerias, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos nossos usuários", enfatizou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

"O propósito da Ferreira Costa é fazer o mundo de cada um, cada vez melhor. Este depoimento só reforça nossa vontade de continuar oferecendo serviços para a população. Estamos empenhados em capacitar a comunidade, pois somos uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento das pessoas", afirma o gerente geral da loja de materiais de construção, Edgar de Barros.

A secretária da Semtas avalia ainda o esforço da jovem como um elo existente entre uma política pública eficaz e uma pessoa que a acessa com a expectativa de alcançar uma renda própria e sua entrada no mundo do trabalho. “Essa conquista de Iasmin representa pra mim a legitimidade do seu sonho. A empolgação nas aulas, testando suas habilidades nas oficinas de cimento queimado e de textura, é um grande incentivo para continuar ofertando os cursos de qualificação profissional”, revela Ana Valda.

A qualificação profissional, importante diferencial na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho, integra as políticas públicas de emprego e renda do município e é um dos pilares de trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

Artesãos

A parceria com a rede Ferreira Costa vai além da promoção das oficinas de qualificação profissional. A empresa abriu as portas e recebeu 40 artesãos da economia solidária credenciados pela Semtas, proporcionando visibilidade na demonstração e venda das artes dessa classe tão impactada pela pandemia. "Continuaremos dando apoio ao setor do artesanato natalense e sei que esta empresa estará conosco em outras exposições", finaliza a secretária.