Os desafios do mundo atual exigem dos gestores das grandes cidades ações ágeis, eficientes, econômicas e dinâmicas que ajudem a melhorar a prestação dos serviços públicos. Nesta terça-feira (19), Natal deu um passo importante em direção a esse objetivo com o lançamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), documento que detalha os processos de TI que a Prefeitura utiliza para gerenciar suas operações e serve de guia para a tomada de decisões relacionadas setor, priorizando e implementando tarefas conforme o plano criado. A solenidade que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias também marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT). 

O projeto de elaboração do PDTI foi gerenciado pelo professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Manoel Veras e contou com a colaboração de representantes de todos os órgãos da administração pública municipal. A ideia é que o plano contribua para o alinhamento entre as estratégias da instituição e da tecnologia da informação (TI), permitindo uma melhor gestão por meio de diagnóstico e metodologia definidos, bem como do acompanhamento de metas e ações.

Álvaro Dias celebrou a finalização do Plano Diretor de Tecnologia e lembrou que ao longo de sua gestão a Prefeitura avançou muito nessa questão. Ele lembrou do apoio oferecido à implementação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, iniciativa consolidada que conta com 77 empresas incubadas, gerando mais de 1.200 empregos diretos: “Ampliamos o raio de atuação do Parque para uma área de dois quilômetros, incrementamos o apoio por meio de renúncia fiscal de ISS, ajudando a atrair novos investimentos. Só em 2021, foram renunciados mais de R$ 2 milhões em receitas”, destacou.

O prefeito recordou ainda que foi em sua administração que Natal recebeu duas edições da Campus Party, evento referência do setor de tecnologia e informação. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou o aplicativo Natal Digital que já conta com mais de 44 mil contas criadas e 37 mil downloads feitos. A rede de fibra óptica da cidade também foi ampliada, possibilitando que 25 órgãos municipais, 131 escolas públicas e 80 unidades de saúde fossem contempladas com essa tecnologia. 

As melhorias no portal da transparência, nos sistemas de emissão de licenças e alvarás e a modernização do portal Directa também foram mencionadas pelo chefe do executivo municipal. Por fim, Álvaro Dias ressaltou a importância do trabalho em tecnologia da informação desenvolvido pela Prefeitura ao longo da pandemia, falando sobre a criação da página oficial para informar a população sobre as ações realizadas pela gestão relacionadas ao enfrentamento ao coronavírus, bem como o site com informações sobre a campanha de vacinação.

“Foram muitas conquistas e realizações. Para mim como prefeito é motivo de orgulho e muita satisfação dizer que nunca antes na história da cidade a ciência e a tecnologia foram tão valorizadas. Essa gama de ações atende ao único objetivo que é melhorar a assistência ao cidadão. O Plano Diretor de Tecnologia da Informação elaborado e apresentado hoje foi considerado por especialistas do setor como o melhor do Brasil. Isso é muito significativo. A modernização da gestão municipal é um processo irreversível. Vamos seguir trabalhando para que Natal cresça, se desenvolva e seja referência em práticas inovadores, modernas, econômicas, sustentáveis que possam atender melhor às demandas da sociedade”, finalizou Álvaro Dias.

A secretária municipal de Planejamento e presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, Joanna Guerra, deu boas-vindas aos novos membros do COMCIT e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão que é responsável deliberar, fiscalizar e orientar o poder público municipal a respeito das políticas públicas relacionadas ao setor, bem como tem a missão de julgar os projetos que necessitam de recursos oriundos do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (FACITEC). 

“Como presidente do COMCIT, saúdo a chegada dos novos membros e reforço a necessidade de ampliarmos o nosso trabalho para que todos esses avanços e conquistas possam continuar. Temos uma responsabilidade imensa e acredito na capacidade e competência de todos os conselheiros que seguirão contribuindo para que essa verdadeira revolução tecnológica coordenada pela Prefeitura com a ajuda de diversos parceiros possa impactar positivamente na vida de todos nós”, disse. 

O conselho é composto por 15 membros representantes de instituições públicas e de entidades da sociedade civil e tem elevada importância por promover a integração dessas instituições e entidades com as políticas públicas do município na área da tecnologia e inovação. Ele é presidido pelo titular da Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLA, cargo ocupado no momento por Joanna Guerra.

Integram o COMCIT, as seguintes entidades e instituições:  Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Secretaria Municipal de Educação – SME, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU, Controladoria Geral do Município – CGM, Câmara Municipal do Natal – CMN,  Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC, Universidade Potiguar – UNP, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE, Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Estado do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.