Os restaurantes da Avenida Engenheiro Roberto Freire, notificados anteriormente por lançamento irregular de gordura no sistema público de coleta e tratamento de esgotos de Ponta Negra, foram vistoriados novamente na tarde dessa terça-feira (19), e registrado que atenderam às demandas da fiscalização. Os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizaram o trabalho. As notificações foram entregues há 15 dias determinando as correções como  instalação de caixas de gordura no sistema hidrossanitário e limpeza das existentes.

Os estabelecimentos ficam localizados no trecho entre a Feirinha de Artesanato e o Villarte. "A forma irregular como operavam, estava levando o sistema da CAERN a extravasar esgotos brutos em plena Roberto Freire, reduzindo a vida util da pavimentaçao asfaltica desta avenida e da rua Praia de Muriu, fora o transtorno para toda a comunidade, trabalhadores e turistas", disse o supervisor de fiscalização de poluição de água e do solo (SPASO), Gustavo Szilagyi.  

A primeira vistoria ocorreu em atenção a denúncia encaminhada pela CAERN, de que o mau uso do sistema de coleta por parte de alguns comércios instalados, que estariam gerando o entupimento da rede de esgotos e seu continuado extravasamento para a via pública. 

Todos  foram notificados a realizar a limpeza das caixas e apresentar no prazo de dez dias os comprovantes do destino final dos resíduos e efluentes gerados. E ainda, o projeto básico e memorial de cálculo do sistema sanitário com ART do técnico responsável, a licença de operação e certidão de característica, habite-se, alvará de funcionamento, sanitário e o AVCB.

"A vistoria de retorno visou exatamente verificar o cumprimento das notificações e evitar que fosse necessário a autuação por descumprimento. Todos os restaurantes cumpriram as determinações e esperamos com esta intervenção conjunta ter resolvido definitivamente um dos gargalos do sistema de esgotos no bairro", acrescenta Szilagyi.

Qualquer cidadão que presenciar ligação clanderstina ou lançamento irregular de esgotos em via pública pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.