Com o objetivo de discutir com os mediadores de leituras formas de melhorar o incentivo à leitura e tornar o ambiente literário mais confortável para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Natal, a Secretaria Municipal de Educação retomou nesta segunda-feira (09) a formação de professores que atuam nas bibliotecas e salas de leitura das unidades de ensino. A formação presencial aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A formação ocorre durante todo o dia e é caracterizada com apresentações de slides, amostras de material literário e dinâmicas de ensino entre os professores envolvidos sobre as questões pertinentes as bibliotecas escolares e o universo da leitura. O encontro, organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da SME, é voltado para as etapas de Ensino Fundamental e Educação Infantil e recebe como tema “O mediador de leitura: um elo entre o leitor e o livro”.

Segundo a assessora pedagógica do DEF e coordenadora da formação, Rosa Magda dos Santos, o encontro traz informações importantes para dar prosseguimento ao projeto de literatura que existe nas bibliotecas municipais. “O professor mediador de leitura atua nas salas de leitura ou bibliotecas escolares. A biblioteca é um universo de acesso a todos, inclusive funcionários, família e professores. Nossa proposta é trabalhar o projeto de literatura nas escolas em articulação com todos os professores da escola, para que as culminâncias, os saraus e os acontecimentos literários tenham participação também dos professores”, comentou a coordenadora Rosa Magda.

“É muito importante para o mediador trocar ideias e presenciar coisas novas. É esse contato com novas ideias que vão melhorar as nossas atividades nas bibliotecas e salas de leitura”, ressaltou a mediadora de leitura do Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, Naira Matheus Nascimento Barbosa.

Quem também comentou sobre a formação foi a mediadora Nalva Simone Linhares, da Escola Municipal Professora Terezina Paulino de Lima. “Essa formação é fundamental para a nossa orientação no universo literário em toda escola. Por exemplo, foi através dessa reunião de mediação de leitura que foi fundado na minha escola o clube de leitura. Toda essa parceria com os professores de Língua Portuguesa é fundamental”, completou Nalva Linhares.