O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu na tarde deste último sábado (21), um grupo de 30 estudantes da Rede Municipal de Ensino, na primeira edição de 2022 do Projeto “Sábado no Parque”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal. O projeto estava suspenso em função da pandemia da Covid-19, e retornou às suas atividades normais, levando para o Parque da Cidade, crianças com algum tipo de deficiência matriculadas na Rede Municipal de Ensino para participarem de atividades recreativas inclusivas.

O Projeto Sábado no Parque tem como objetivos incentivar a prática de atividades físicas inclusivas e dar oportunidade aos alunos com deficiências de ter várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos, além de proporcionar o bem estar dos alunos e respeitar a individualidade e as limitações de cada estudante. O chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, Wamberg Leite, comentou que “o objetivo maior é levar aos alunos uma vivência esportiva dentro da questão da inclusão, que talvez não tenha oportunidade e não tenha vivido dentro da escola, com um pouco de conhecimentos da parte ambiental”.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Noélia Barbosa Costa, destacou a importância da atividade em parceria com alunos do curso de Educação Física coordenados pela professora da disciplina de Educação e Práticas Inclusivas do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), para um momento de interação entre as crianças, a escola e a família. “Cada criança veio com seu acompanhante e estão vivendo agora um momento de formação, de interação e de socialização junto a suas famílias”, definiu Noélia Barbosa.

As atividades iniciaram com um alongamento na entrada do parque e a explicação da importância da atividade física, em seguida, ocorreu uma palestra com Sergio Roberto, professor de Geografia da E. M. Ulisses de Góis e monitor do parque, que falou sobre o propósito do parque como uma das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), visando a proteção, manutenção e recuperação dos aspectos paisagísticos, históricos, arqueológicos e científicos da cidade. As atividades recreativas foram conduzidas pelos alunos de Educação Física dentro dos aspectos de reabilitação, promoção e proteção da saúde adequada ao perfil dos estudantes da Rede Municipal, encerrando com um lanche coletivo.

Os alunos da E. M. Santos Reis, Heverton Gabriel, 13 anos, e Fernanda Kaline, 11 anos, do, acharam as atividades muito positivas e gostaram mais das brincadeiras. “Foi muito legal essas coisas que acabei de fazer, brincamos, lanchamos, um monte de diversão, amei esse lugar”, disse Heverton.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, lembrou que o projeto Sábado no Parque já vem sendo desenvolvido desde 2018 e agora está retomando. “São ações lúdicas para que esses alunos tenham acesso a práticas corporais de movimento numa perspectiva lúdica de brincadeiras, além da vivência de aprendizagem, de cumprir as regras dos jogos, nesse momento de riqueza com essa interação da família, da escola com os profissionais, com os pais e as crianças nesse momento de alegria”, observou.

Nesta edição do Sábado no Parque participaram os estudantes das escolas municipais Professor Antônio Campos e Silva, Santos Reis e Professora Laura Maia. O projeto é coordenado pelo Setor de Cultura, Eventos e Desportos do Departamento de Ensino Fundamental.