O Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) recebe até a próxima sexta-feira (27), o primeiro encontro de formação “Alfabetização e Letramento: leitura, escrita e o mundo da imaginação”. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) para o público alvo de professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano das escolas municipais.  
 
A assessora pedagógica do DEF, Régia Maria Silvestre da Silva Souza, explicou que foram entregues aos professores dos 1º e 2º anos um material estruturado na perspectiva de alfabetização e letramento e também para a disciplina de Matemática para os Anos Iniciais. “Mais de seis mil crianças também receberam material de alfabetização. O encontro reúne em torno de 460 professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano”, contou a professora Régia Silvestre.
 
Já os professores que atuam no 3º ano estão no grupo de sistematização com livros didáticos e de alfabetização para atender os alunos que ainda estão sem ler e escrever no terceiro ano. A formação para os professores que lecionam no 3º ano conta com o tema “Livros didáticos e alfabetização, leitura, escrita e seus múltiplos usos”.
 
“O professor vai ter todo um acompanhamento da equipe e a cada formação vai discutir a aplicação, fazer o monitoramento que estará voltado para as necessidades. Na formação se discute o que foi as dificuldades e sempre tentando mostrar que há possibilidades dentro das impossibilidades de alfabetizar a criança que está expropriada do seu direito de se alfabetizar”, resumiu Regia Silvestre.  
 
A formação iniciou com uma dinâmica envolvendo os professores no campo das poesias e o cordel com o escritor Hélio Gomes Soares, autor do livro Sabedoria Para Crianças em Cordel. O livro paradidático foi publicado através da Lei Aldir Blanc e foi bem aceito pelos professores para atividades em sala de aula. Na ocasião, foi lida a história O quarto porquinho. “São histórias que buscam a reflexão, tanto do professor, como também do aluno, para que através do processo educativo, levar o questionamento da realidade no nosso dia a dia”, disse Hélio Gomes.  
 
Participando do encontro, Maria Núbia Aragão Silva, professora da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, comentou que a formação “sempre amplia nossos conhecimentos, trocando experiências e informações para nossa prática, que é fundamental na alfabetização, buscando aprender mais e levar sempre esse conteúdo para sala de aula”, concluiu.