O prefeito Álvaro Dias participa como palestrante no Smart City Business Brazil Congress 2022, evento que reúne empresas, startups, especialistas e representantes do poder público para gerar um diálogo propositivo sobre grandes questões que desafiam os gestores municipais.

 

Nesta quarta-feira (11), Álvaro Dias proferiu palestra divulgando as potencialidades da cidade de Natal, abordando o turismo como foco principal e explanou as experiências de sua gestão que contribuem para o desenvolvimento de uma “cidade inteligente”. Ele abordou várias ações exitosas realizadas em Natal, como as inovações no Plano Diretor de Natal, projetos na área do Empreendedorismo e Desburocratização, resultados de parceria com o Parque Tecnológico Metrópole Digital, investimentos em uma “Cidade para Pessoas”, experiências com arborização, resiliência urbana e desenvolvimento sustentável.

 

Álvaro Dias enfatizou a iniciativa de integração dos sistemas das secretarias municipais de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Vigilância Sanitária e Tributação. Com isso, facilitando os processos de abertura e licenciamento das empresas de pequeno porte, visando à simplificação, registro e regularização das mesmas. “Agora todas as principais exigências estão concentradas no portal RedeSim, inserido no portal Directa da Prefeitura de Natal, e hoje é possível obter um deferimento de pedidos diversos em até 28 segundos”, disse o prefeito.

 

O chefe do executivo natalense também comentou sobre a importância da participação no evento. “Ser prefeito é sempre uma tarefa árdua, cabe ao gestor liderar, coordenar e gerir a municipalidade. Cada cidade tem suas características próprias e cada gestor tem bons exemplos que podem servir de inspiração para outros gestores. Então, fico muito feliz pelo convite para participar da Smart City, como palestrante e também pela oportunidade de aproveitar a troca de experiência e conhecimento com os demais participantes”, finalizou.

 

Além do Prefeito de Natal, participaram também dos momentos: Adriano Bornschein, Prefeito de Joinville (SC); Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto (SP); Marcelo Padovan, Prefeito de Campos do Jordão (SP); e Wander Wilson Chaves, Prefeito de Santa Rita do Sapucaí (MG). 

 

INSTITUTO SMART CITY

O Instituto Smart City Business América (SCBA), que organizou o evento, é uma entidade que trabalha pelo desenvolvimento das cidades inteligentes no continente latino-americano e é constituída por empresas, organizações públicas e especialistas em Smart Cities. O instituto está presente em 11 países da América Latina, além de representação nos Estados Unidos e Espanha.