Como responsável pelo gerenciamento da área de Tecnologia da Informação da Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) participou esta semana do 12º Fórum da Internet do Brasil (FIB12), que aconteceu na área de eventos do hotel Holiday Inn, e foi representada pela secretária adjunta de TI, Carolina Barbosa.

O evento é organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e tem por objetivo promover em diversos setores o acompanhamento de questões relevantes para a consolidação e extensão da internet no país. As atividades tiveram início na quarta-feira (1°) e foram concluídas nesta sexta-feira (03), contando com participação remota e presencial. A edição de Natal bateu recorde de público com 1.100 inscrições de pessoas de todo o país.

“O Fórum da Internet do Brasil é um pré-evento para o Fórum de Governança da Internet (IFG), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o mundo, e Natal fica muito feliz em poder colaborar com esses debates que chegam para potencializar ainda mais as áreas de inovação em todo o país”, disse Carolina Barbosa.

Segundo a secretária, a Prefeitura do Natal é destaque com suas ações em benefício da potencialização da tecnologia na capital, como a implantação de pontos de Wi-Fi em equipamentos públicos, a presença do Parque Tecnológico Metrópole Digital (parceria com o IMD/UFRN) e a Rede de Fibra Ótica, em colaboração com a UFRN e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A sessão de abertura do Fórum, na quarta-feira (1º) foi conduzida por Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB12 e conselheira representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br, e contou com a participação, além de Carolina Barbosa,   de Nivaldo Cleto (Conselheiro representante do Setor Empresarial); Percival Henriques (Conselheiro representante do Terceiro Setor); Gustavo Paiva (Coordenador Local do FIB12); e Edivaldo Cavalcante de Albuquerque Júnior, representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.