A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na manhã desta sexta-feira (03) a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do I Ciclo de Capacitação para os Profissionais do Setor de Transporte da SME-Natal. A solenidade ocorreu no auditório da secretaria, e contemplou 40 profissionais e a participação da titular da pasta, professora Cristina Diniz e do adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes Neto. O curso abordou como tema as relações interpessoais com ênfase em gerenciamento de conflitos e noções básicas de primeiros socorros, possuindo como objetivo capacitar os motoristas sobre necessidades que possam surgir em seu campo de atuação. O curso aconteceu em parceria com a Guarda Municipal de Natal, STTU e Detran-RN.

Motorista na SME há sete anos, Lenildo Teixeira da Silva, disse que a entrega dos certificados é um momento único e que é importante para todos os motoristas. “Acho que é de extrema importância o que a secretaria tem reconhecido em promover esses cursos para nossa categoria. Eu fico feliz e espero usar todo o conhecimento adquirido no curso para aplicar no decorrer da minha vida e carreira profissional”, afirmou Lenildo da Silva.

Escolhido para falar em nome dos motoristas durante o evento de entrega dos certificados, Juarez Pereira Machado, que atua na SME há sete meses, comentou sobre a experiência de participar do momento e a representação que a capacitação possui para a categoria. “Nós motoristas estamos de parabéns hoje. Não é apenas receber um certificado, estamos aqui para colocar em prática tudo que nós aprendemos no dia a dia. Parabenizo todos nós, todos os motoristas, que estamos tentando dar o nosso melhor, tratando as pessoas do jeito que gostaríamos de ser tratados e esse momento agracia tudo isso”, discursou Juarez Pereira.

O secretário adjunto Aldo Fernandes de Souza Neto, fez um depoimento em prestígio aos motoristas capacitados pela formação. “É sempre bom somar cada um de vocês nessa construção do nosso ambiente de trabalho. O que eu sempre friso é a humanização. Os cursos são as portas necessárias para que a gente possa exceder as informações, entretanto cabe a cada um de nós colocarmos em prática e é essa prática que será o resultado positivo dessas formações que vocês estão fazendo. O motorista não é só motorista. Ele ouve o problema de outros, ele dá conselhos, ele ajuda alguém. Assim também são as outras profissões, e todos temos esse lado humano”, comentou o secretário adjunto de Administração Geral.

Também comparecendo ao momento de entrega dos certificados, a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz, disse que o dia é especial, não só aos motoristas, mas também para a Educação, que é a partir dessas formações que as práticas são aperfeiçoadas. “Essa prática humanizada é muito importante para que vocês trabalhem com nossos alunos, nossos estudantes. E é importante esse saber lidar, esse saber ouvir o estudante. Nós não somos apenas instrumentos, somos pessoas que temos sentimentos”, explicou Cristina Diniz.

Participando do processo de coordenação do curso, Manoel Lima de Menezes, supervisor da Guarda Municipal há 30 anos, detalhou o processo de construção que a capacitação possui e os objetivos esperados pela formação. “Enfatizamos muito a questão da empatia, de se colocar no lugar do outro, promovendo uma humanização de situações que possam ocorrer no trânsito. A capacitação visa gerenciar conflitos e promover um atendimento cada vez melhor para os estudantes da nossa cidade” finalizou Manoel Lima.