As festas juninas são as maiores representantes da cultura popular brasileira tendo no Nordeste brasileiro seu grande expoente. Em Natal os festejos ajudam a movimentar a economia local, em diversos setores do comércio. Neste fim de semana a loja Conceito Natal Original e seu entorno ganham destaque para apresentar a riqueza do artesanato potiguar. 

A prefeitura do Natal oferece uma programação especial visando dar uma maior visibilidade ao trabalho dos artesãos da cidade, com apresentações musicais em um espaço que o visitante pode degustar a culinária tipicamente nordestina. A programação começa nesta sexta-feira (17) segue até terça-feira (21). Nos dias 17 e 18 será das 16h00 às 22h00 e nos dias 19, 20 e 21 das 16h00 às 21h00. 

A Loja é um espaço oferecido pela Prefeitura para os artesãos, onde natalenses e turistas têm opção de interação com a arte, cultura, além de poderem comprar produtos genuinamente artesanais. Com localização privilegiada, no corredor da avenida Engenheiro Roberto Freire, o local é de fácil acesso e está passando por intervenções para se consolidar como novo ponto turístico da capital potiguar. 

Neste mês de junho a loja ganha ainda mais destaque com os festejos tradicionais desta época do ano. Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, esse é um mês para dar visibilidade ainda mais aos produtos comercializados na loja “Passado muitas vezes de geração em geração, o ofício do artesanato em qualquer cultura traduz a identidade do lugar. O valor simbólico presente nesses objetos vai além da sua estética e beleza; compõem a preservação de suas raízes. Com as festividades do São João, a expectativa é de que aumente as vendas. Principalmente com a programação no entorno da loja”, comentou a secretária. 

Trabalhando há cinco anos como artista plástico, Edilson Carneiro é um dos selecionados. As peças, feitas em ferro, chamam atenção de quem chega à loja. As peças retratam um pouco de suas memórias da época em que trabalhava como soldador em uma oficina de grade. “Minhas expectativas são ótimas, pois terá atrações musicais e isso levará o público ao local para conhecer as peças que comercializamos. A prefeitura está contribuindo para o fortalecimento do artesanato local, da cultura, e do turismo", afirmou o artesão. Edilson começou criando miniaturas de motocicletas, peças que continuam tendo destaque nas vendas.

O trabalho do artesão Igor Azevedo também está presente na Loja Natal Original, O artista, especialista em pirogravuras, ressaltou a importância dos eventos culturais na cidade. "A feirinha da árvore está virando uma tradição, proporcionando um ambiente agradável de diversão para família. Como artesão estou com expectativa de que seja um sucesso de vendas e público, afinal será nossa edição de São João e com mais dias de feira. Essa feirinha tem nos ajudado a escoar nossos produtos e fomentar a economia familiar que foi tão atingida nesses últimos dois anos. Gratidão à prefeitura por meio da Semtas por estar com esse olhar aos artesãos”, agradeceu o artesão. 

Programação na Árvore de Mirassol

A programação do São João no Espaço Cultural Marilene Dantas começa nesta sexta-feira (17), com espetáculo circense de Cebolinha e Yuri (19h) e show de legítimo forró com Selminha, às 21h. 

No sábado dia 18 de junho tem o palhaço Maçaroca (17h), João da Banda, Ryan o Mágico (18h) e shows de Nailson (19h) e Panka de Bakana às 21h. No domingo (19h) a festa começa com os palhaços Cebolinha e Yuri (17h), João da Banda e shows de Kanelinha (19h) e Trancilin (21h).  

Na segunda-feira (20) a Feirinha da Árvore segue com shows de Papel Gomes (19h) e Nara Costa (21h). E na terça-feira (21) sobe ao palco Cida Lobo, fechando a quinta edição da tradicional Feirinha da Árvore em ritmo de São João.