O Festival de Quadrilhas Juninas, realizado pela Prefeitura do Natal, teve início na noite de quinta-feira (23), na área externa da Arena das Dunas. O pavilhão ficou tomado pelo público que ansiosamente aguardava o retorno das festividades após dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus. Além do espaço reservado para a apresentação das quadrilhas, o local possui praça de alimentação com várias tendas, e um palco para a apresentação musical dos artistas locais.

As quadrilhas que abriram o Festival foram: Rêno do Sertão, Balão Dourado, Rei do Baião, Flor do Sertão, Arraiá Zé Matuto, Luar Alegre e Brilho Matuto. E no palco, três atrações agitaram o público com muito forró. Às 18h, Nailson, 19h30, Rodolfo Lopes e às 21h30, Jaina Elne. As seleções públicas voltadas para os Festejos Juninos tiveram investimento total de R$ 517 mil para atender arraiais de rua e quadrilhas juninas.

O concurso de quadrilhas é formado por uma banca examinadora composta por cinco jurados: Marcilio Amorim Araújo, Anderson Dantas da Silva, Allyson da Silva Medeiros, João Alves da Costa e Flávia Nery Ramos. Entre os quesitos analisados, estão: entrada no arraial, coreografia, marcador, conjunto, figurino, repertório musical e saída do arraial.

Ailton Carvalho, marcador da Quadrilha Balão Dourado, prestou homenagem a Chico Daniel com o personagem Mestre Chico. Ao final da apresentação, falou da emoção de estar de volta aos festejos juninos. “Esse São João está sendo muito especial. É o retorno. Por isso, todos nós, unidos, não podemos deixar nossa cultura popular acabar. Essa é a nossa essência, é a nossa raiz. E assim, eu convido todos para festejar nosso São João”, disse.

Confira a programação da sexta-feira (24):

No palco

18h- Bira Santos