Os professores da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram na noite desta segunda-feira (11) do Seminário de Alfabetização e Letramento “Roda de Diálogo: as pesquisas em Neurociência e suas contribuições para a alfabetização integral”.  O seminário integra a programação de atividades do Núcleo de Alfabetização do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. A palestra foi proferida pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e colaboradora do Instituto do Cérebro,  Ângela Chuvas Naschold. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização das crianças nas escolas e realizando ações que atuam no sentido de aprimorar a formação de professores alfabetizadoras da rede de ensino. Entendemos que esse encontro com essa discussão tratando como temática a Neurociências e a Alfabetização vai trazer mais uma oportunidade de discutirmos em outros aspectos as contribuições da neurociências, a partir de pesquisas feitas pela professora  Ângela Naschold e integrantes do grupo, dentro das problemáticas da alfabetização”, afirmou a assessora pedagógica da SME-Natal Régia Maria Silvestre da Silva Souza.

A secretária adjunta de gestão pedagógica, a professora Naire Jane Capistrano, participou do seminário e comentou que a formação continuada é muito importante em todos os momentos e é um mérito da formação que o professor saia pensando o trabalho do dia a dia na escola com o aluno. “O papel do professor alfabetizador é intervir para que esse aluno se aproprie da aprendizagem, essa criança aprenda a partir de intervenções com compromisso, com escolhas acertadas”, declarou.

A palestrante destacou abordagens a partir de pesquisas experimentais nas Escolas Municipais Juvenal Lamartine e Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, utilizando o Kit da Reciclagem Neuronal.  Ela destacou que o trabalho realizado para um pós-doutorado foi muito significativo e contou com a colaboração dos professores. “O Kit da Reciclagem Neuronal que é aplicado em alguns casos, conforme o diagnóstico feito ao conhecimento que a criança apresenta no trabalho com a literatura infantil, são estratégias de leitura e contação específicas, especialmente direcionadas à criança como protagonista do desenvolvimento na leitura,” destacou  ngela Naschold.

“Nós, professores, modificamos o cérebro de uma pessoa que nunca mais terá as mesmas capacidades emocionais e cognitivas. A partir do momento que se vai desvendando essa caixa preta que é o nosso cérebro, vamos realizando intervenções.  Isso é uma teoria que já está aí, que futuramente a pedagogia vai ser um ramo da medicina. Porque para poder ensinar nós vamos ter que entender nosso funcionamento biológico,” resumiu a palestrante da UFRN.

A professora Fátima Varela participou do seminário e comentou que se o educador tiver responsabilidade no trabalho vai ajudar muito, porque tem muitas crianças precisando desenvolver e avançar principalmente na leitura. “Tem muita criança precisando ser alfabetizada. Essa palestra vai influenciar muito na atitude dos educadores, assim no sentido de ajudá-los. Ajudar a professora e ajudar o próprio aluno para que ele avance, ele realmente aprenda, seja alfabetizado,” destacou a professora que leciona na Escola Municipal Professor Zuza.

Literatura
Durante o seminário a professora Rosalba de Medeiros que atualmente é gestora pedagógica da Escola Municipal Professora Palmira de Souza, lançou o livro infantil “O Gato Bartô”. De acordo com a escritora, o tema principal é o preconceito, porque se trata de um gatinho presto que foi desprezado e ninguém demonstra interesse em adotar o animal apenas pela cor da pelagem. “Depois ele foi adotado e se tornou uma estrela. Porque a pessoa que adotou o gatinho colocou ele nas redes sociais e ele começa a ensinar muito às crianças que preconceito não tem sentido, fala de adoção, de preconceito, da falta de respeito e igualdade. Então, tem diversos temas que os professores podem trabalhar. O conteúdo é pedagógico e está disponível na L Cultural no Norte Shopping e nas minhas redes sociais,” disse.