A Secretaria Municipal de Saúde de Natal avalia positivamente o comparecimento da população às salas de vacina no último sábado para receber o imunizante contra febre amarela que passou a fazer parte do calendário vacinal de todos os brasileiros. O público alvo da campanha é de pessoas com idade a partir dos 9 meses até 59 anos.


“Mais de 2.900 doses foram aplicadas. A população está de parabéns. Lembramos que quem não pôde comparecer no último sábado pode procurar uma UBS ou um ponto extra para receber a dose”, comemora George Antunes, secretário de Saúde de Natal.


O projeto Vacinando com Natal tem o objetivo de, a cada mês, fazer um chamamento da população para as vacinas que não atingiram a meta do Ministério da Saúde. No site https://vacina.natal.rn.gov.br a população tem acesso aos horários e dias de funcionamento dos pontos extras e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Sobre a Febre Amarela

 

A Febre Amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos , está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).