A melhoria da infraestrutura urbana de bairros de todas as regiões da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Natal. Uma das ações que comprovam isso é o conjunto de obras formado pela drenagem e pavimentação de mais de 20 ruas e pela construção de uma lagoa de captação realizado no bairro Planalto, na Zona Oeste. Aguardada há mais de 30 anos pelos moradores da comunidade, o projeto já alcançou 80% do cronograma previsto. Estão sendo investidos pouco mais de R$ 16 milhões na execução dos serviços, em parceria da gestão municipal e do governo federal.

Já foram finalizados os serviços nas ruas Engenheiro Clodoaldo Caldas, Monte Sinai, Santa Rita, Carlos Filgueira, Vale do Pitimbu, Navegador Délio Ottoni e Monte das Oliveiras. Além delas, a avenida Miramangue, uma das principais da localidade, foi requalificada. Atualmente, a Prefeitura do Natal segue com serviços nas ruas Maranata (26%); Santa Adélia (80%) Rua Maranata (70%); Rua São Bráulio (90%); Rua Cafarnaum (30%); Rua Monte Celeste (60%) e Rua Vicente Martins Fernandes (50%). A primeira fase do projeto ainda contempla as ruas Trav. Irmã Dulce, 4° Travessa Cafarnaum, 5° Travessa Cafarnaum e 2° Travessa Mira Mangue.

“Estamos muito satisfeitos com a sequência dos trabalhos. Os moradores do Planalto não mereciam viver nas condições que existiam antes das nossas intervenções. Era muito sofrimento, tanto no período chuvoso com os alagamentos e erosões, quanto nos momentos de estiagem com a poeira invadindo as casas. Estamos proporcionando a melhoria na infraestrutura da região, valorizando os imóveis, ampliando a oferta dos serviços públicos e melhorando a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) está elaborando ainda estudos para que as melhorias nas redes de drenagem e pavimentação do bairro Planalto avancem ainda mais. De acordo com o titular da pasta, Carlson Gomes, a gestão municipal vai buscar recursos em Brasília para dar continuidade ao projeto, que contempla mais duas etapas para os benefícios alcançarem 90% das vias da comunidade, bem como a construção de mais três lagoas de captação.

“Esse é um projeto fundamental e prioritário para a gestão. O Planalto é um bairro populoso, com uma vocação comercial importante, e a gente precisa oferecer mais infraestrutura. Estamos trabalhando muito para captar esses investimentos e beneficiar ainda mais a população local”, conclui o secretário.

Lagoa de captação
A lagoa de captação prevista no projeto já foi concluída. A urbanização do equipamento será executada nas próximas semanas. Quando estiver em operação, a lagoa terá a capacidade de armazenamento de mais de 11 mil litros e vai acabar com os problemas de alagamentos, além de ter a capacidade de atender o crescimento do bairro pelos próximos anos, permitindo a drenagem de quase 50 ruas que eram alagadas durante o período do inverno.

“Estamos proporcionando um avanço imensurável. Temos uma lagoa moderna que vai trazer segurança para todos. Os transtornos da população com as chuvas já fazem parte do passado”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.