A Prefeitura de Natal já deu início à demarcação do canteiro de obras do enrocamento da praia de Ponta Negra, na orla sul da capital. O terreno localizado na Via Costeira, nas proximidades do Hotel Serhs, vai contar com uma fábrica de concreto para produzir os blocos pré-moldados que serão utilizados nos muros de proteção costeira, estrutura que dará suporte ao alargamento da faixa de praia. O prefeito Álvaro Dias vistoriou o local na tarde de segunda-feira (31), acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), de Planejamento e de topógrafos da empresa contratada, Edcon Engenharia LTDA. 

“Estamos instalando na Via Costeira o canteiro de obras para iniciar as atividades de enrocamento, que é a primeira etapa da engorda da praia de Ponta Negra. Essa grande obra de R $95 milhões será um marco para o turismo da capital e fundamental também para proteger o nosso calçadão que está avariado pelo avanço do mar. Iremos aumentar em 50 metros a faixa de areia na maré cheia e 100 metros a mais na maré seca, tornando a praia mais agradável para os banhistas”, explicou o gestor.

A previsão é de que já nesta terça-feira (1º) o local comece a receber o maquinário para fabricação das estruturas. Ao todo, serão produzidos 19 mil blocos de concreto tipo "lego''. A montagem começará a ser feita da Via Costeira no sentido da praia de Ponta Negra, indo ao encontro do enrocamento já construído nas proximidades do Morro do Careca. Essa estrutura terá mais 1.173 metros de extensão. 

De acordo com o titular da Seinfra, Carlson Gomes, essa primeira etapa será feita de pequenos trechos, sem que seja necessário interditar a praia. Já a chamada engorda da praia de Ponta Negra virá na sequência do projeto e deve ser iniciada nos próximos meses, em paralelo à complementação do enrocamento. Para dar conhecimento à população sobre o andamento da obra, será realizada no próximo dia 17 de novembro, às 9h no Hotel Praia Mar, uma audiência pública para apresentar os estudos e projetos.