A Secretaria Municipal de Educação de Natal, promoveu em parceria com a ONG Instituto Vida e Esperança (IVES), que é ligada ao Ministério da Saúde, uma palestra de conscientização e prevenção sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST, HIV/AIDS) e Hepatites Virais, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira, situada no bairro Nossa Senhora da Apresentação. A ação aconteceu na noite da última sexta-feira (4) e é coordenada pelo Setor de Educação de Jovens e Adultos (SEJA).       

A palestra do encontro foi ministrada pela professora Patrícia Carla de Melo Medeiros, do IVES. “Abordamos as fases e comportamento das infecções sexualmente transmissíveis, em especial a Sífilis, que vem tendo um grande aumento de casos. Também conversamos sobre as Hepatites A, B e C, Herpes e HPV e cuidados com a higiene pessoal, fator de prevenção de doenças como essas que citamos”, ressaltou Patrícia Medeiros.  

Ainda segundo a palestrante, o objetivo é que não haja apenas uma palestra, mas que com o tempo essas ações façam parte da cultura da escola, e que os debates desses temas sejam levados para a sala de aula. “Só iremos conseguir uma educação sexual, a partir do momento que as pessoas se conscientizem, e a palestra traz essa sensibilização”, disse. Em um outro momento será realizado testagem da Sífilis, Hepatite B e C e HIV, além de atendimento sobre o Câncer de Próstata.   

O assessor pedagógico da EJA, Kueronso Klévesson Rêgo de Queiroz, explicou a importância dessas ações para os estudantes da EJA. “É poder trazer a conscientização do trabalho interdisciplinar, onde o aluno não vai só aprender os conteúdos que já acompanha a nossa grade, mas ele vai oportunizar novos pontos, e conhecer um pouco mais sobre o seu corpo e as doenças sexualmente transmissíveis, que de certa forma terá um cuidado maior com a sua saúde. Vamos levar essa ação para outras escolas”, complementou.  

A estudante do nível III da EJA, Maria Gorete da Rocha Ramos, de 53 anos, contou que chamou sua atenção a temática da higiene pessoal. “O pessoal pensa que só as mulheres devem se cuidar, mas o homem também tem que fazer a sua parte, cuidando da sua higiene pessoal. Achei importante conversarmos sobre essas doenças, aprendi muita coisa sobre a Sífilis. Palestra bastante interessante com ensinamentos que levarei para a vida”, elogiou a estudante.    

Já Waleska do Nascimento Silva, de 28 anos, aluna do nível IV da EJA, também elogiou a ação na escola. “Esse tipo de palestra abre os nossos olhos sobre certas doenças, principalmente como surgem e também como se prevenir. É importante que seja feita com frequência nas escolas essas palestras. Aprendi que devo observar mais o meu corpo, realizando toques e o principal é se prevenir. Vou ao médico com bastante frequência, pois é bastante importante se cuidar”.