De acordo com a Base Nacional Curricular (BNCC), a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa perspectiva, o Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou nesta segunda-feira (07), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o encerramento da formação continuada de Educação Física em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), com sede em São Paulo (SP).

Neste último encontro, os professores apresentaram projetos que colocaram em prática baseados no que foi aprendido durante a formação onde o foco era incluir todos os alunos nas atividades, contextualizando-as com outras disciplinas. De acordo com a assessora pedagógica do DEF, Cybele Câmara, 80 professores participaram dos cinco encontros oferecidos (3 presenciais e 2 virtuais), totalizando 96 horas de formação “Nós esperamos que a parceria se estenda para o próximo ano, com novos módulos e novos conhecimentos”, disse Câmara.

A professora de Educação Física da Escola Municipal Vereador José Sotero, Mirella Nogueira Braga destacou a importância da parceria com o IEE. “Essa parceria com o Instituto Esporte e Educação foi muito importante primeiro para abrir o leque de opções para a gente, de novas formas de trabalhar, novas metodologias e segundo para vermos que apesar de algumas dificuldades pelo caminho, não estamos tão longe de atingir o ideal. É uma satisfação ver que estamos no caminho certo”, afirmou Braga.

Segundo o coordenador do projeto em Natal, José Camelo da Gama o objetivo é incluir todos, construir coletivamente, respeitar a diversidade dos alunos, na educação integral e na autonomia “Essa metodologia é uma metodologia que tem um amplo resultado, foi criada e trabalhada com coordenadores que hoje são doutores na sua área da educação, isso fortalece muito a metodologia. E essa parceria com a Rede Municipal de Natal vem fortalecer a formação dos professores, nessa área que é tão importante e tão impactante atualmente, pós-pandemia. A formação também tem o intuito de trabalhar o movimento de uma maneira mais educacional, a metodologia inclui todos os princípios do esporte educacional”, destacou Gama.