Prestigiando a música e a cultura do estado do Rio Grande do Norte, as Escolas Municipais Vereador José Sotero e Celestino Pimentel assistiram ao show musical da banda Cantocalismo, realizado na noite desta quinta-feira (10) no Teatro Riachuelo. O revival da banda que comemora 30 anos e movimentou o cenário musical na cidade nos anos de 1980 tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal. O evento contou com participações especiais dos artistas Pedro Mendes, Sueldo Soares, Babal e a banda Grafith.

A professora de Artes da Escola Municipal Celestino Pimentel, Tatiane Tenório, comentou que é um momento de democratização da cultura, e que contribui na formação intelectual e social dos estudantes e de todas as pessoas que participaram da programação cultural. “Ter acesso à cultura de forma gratuita é democratizar a arte e pensar que a arte está à disposição de todos e pode ser apreciada por todos. Se os alunos consomem mais cultura, se eles percebem mais cultura, eles transformam o mundo ao seu redor, se tornam pessoas mais sensíveis, mais compreensíveis e seres humanos melhores. Assistir teatro, ouvir música ao vivo, é uma experiência diferente, uma grande aula proporcionada pelo momento cultural”, afirmou a professora.

Matriculado no 9º ano da Escola Municipal Vereador José Sotero, Joaquim José Silvestre, tem 15 anos e contou sobre suas expectativas com a apresentação dos artistas. “A história e banda chamaram minha atenção, eu gostei de conhecer eles e poder ter a oportunidade de ver um evento como esse. Já tinha vindo antes ao teatro para assistir uma orquestra. Gosto muito de momentos como esse”, disse. Também assistiu ao espetáculo, Gabriel Silva de Lima Lopes, estudante de 23 anos, matriculado no 4° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Celestino Pimentel. O estudante disse que pretende um dia ser guitarrista e apesar de não conhecer a banda Cantocalismo, a pedidos dos seus professores, compareceu para assistir e gostou da apresentação. “Eu já tinha visitado o teatro aqui antes para assistir à apresentação de uma banda que eu gosto. Toco violão, e espero aprender novas coisas sobre música hoje”.

O produtor cultural do evento Cantocalismo, Arlindo Bezerra, ressaltou que é fundamental que os projetos culturais dialoguem diretamente com a comunidade escolar, aproximando sempre os alunos da vivência artística, e principalmente por se tratar de um projeto patrocinado pela Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão. “Sentimos no olhar de todos eles, a emoção da experiência de assistir um show de músicos potiguares, em um teatro, de forma gratuita. É nossa função promover esses espaços democráticos de acessibilidade a bens culturais”.