O IV Workshop Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas aberto na manhã desta sexta-feira (18), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, Cemure, teve como objetivo apresentar o Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Sismud, aos servidores municipais que atuam diretamente com as pessoas que fazem uso e abuso de substâncias psicoativas, como também, àqueles cujo trabalho se dá através da prevenção ao uso, ao enfrentamento e à abordagem ao usuário de forma humanizada e intersetorial, promovendo dessa forma, uma atuação articulada e integrada para reduzir os fatores de risco e proteger a sociedade. Durante o evento, convidados dos diversos equipamentos e serviços municipais, tiveram conhecimento do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, assim como, diversos temas abordados em consonância ao uso e abuso de álcool e outras drogas.  

O evento é uma das ações previstas pelo Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, cujas ações e metas previstas para o quinquênio 2022-2026, são desenvolvidas de forma articulada, por meio das nove secretarias integrantes ao Sismud, que são Semtas, SME, SMS, Semdes, Semul, Sempla, Secult, SEL e Seharp, durante a vigência desse, promovendo a intersetorialidade da rede de políticas públicas fortalecendo as ações e qualificando os atores envolvidos no sistema.  

A palestra de abertura foi proferida pelo promotor da Infância e da Adolescência, Manoel Onofre Neto. Ele chamou a atenção para a complexidade da temática das drogas, principalmente quanto ao uso abusivo do álcool, que segundo o promotor, é um dos elementos mais impactantes em atos infracionais com crianças e adolescentes e, normalmente, essa substância não é reconhecida como droga. No entendimento do promotor, é necessário que todos os agentes públicos se comprometam e se dediquem deverasmente à efetivação das ações previstas no Plano em consonância com a Lei que estabelece o Sismud. 

Manoel Onofre ainda aludiu aos fatores de prevenção ao uso e abuso às drogas, enfatizando a importância da Educação, principalmente no tocante às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: “A política sobre drogas exige um grande esforço nosso. A prevenção é um grande desafio. É oportuno ressaltar a importância dessa legislação específica e o comprometimento de cada um de nós nessa causa”, ressaltou o promotor.  

Em seguida, sobreveio uma mesa redonda sob o tema, “Intervenções e Políticas sobre as Drogas”, onde contou-se com a participação da secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Comud, Dulciana Costa; a secretária adjunta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Naire Capistrano; a secretária executiva do Comud, Kassandra Cavalcanti; e a Articuladora Municipal do Sismud, Sandra França. Na ocasião foi apresentado a história do Sistema de Drogas no país e em Natal, a formação do Sistema, como também, quem o integra. Logo depois, o inspetor Emerson Bruno, da Guarda Municipal, apresentou o projeto Ronda Escolar da Guarda Municipal do Natal e o seu trabalho junto à Rede Municipal de Educação. À tarde, a psicóloga Ana Izabel Lima, dissertou sobre a “Política de Redução de Danos”. O Plano Municipal de Políticas sobre Drogas também teve seu momento ao ser apresentado por Diego Castro. Logo adiante, outra mesa redonda apresenta a “Participação da Sociedade Civil Organizada no Comud”.

Para a secretária da Semdes, Sheila Freitas, o objetivo do Workshop é proporcionar o fortalecimento da política de drogas através da participação efetiva do servidor por meio da rede intersetorial, propiciando aos usuários, prevenção, cuidado, dignidade e respeito. “Nós precisamos trabalhar a prevenção e para isso, carecemos das escolas e da rede pública de saúde, por exemplo, para minimizar os danos do consumo de drogas. Natal já conta com a Lei, mas precisamos fazê-la fomentar”, observou a gestora. No encerramento do Workshop, contou-se ainda, com a apresentação artístico-cultural “Se Droga Fosse Bacana...”, por José Acaci.