O evento literário e cultural “Quinta Literária” da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, localizada no bairro Potengi, aconteceu na tarde da quinta-feira (17), e mobilizou todos os alunos do turno vespertino. A atividade didática constou de exposição de livros e cordéis, além da apresentação de dança e recital de poesias no pátio da escola. Um grupo de estudantes ainda realizou uma caminhada para recitar poesias e entregar bombons para a comunidade.  

 

A professora da sala de leitura, Geciane Carla da Silveira Bezerra, explicou que a programação do evento foi dividida por temáticas através da mostra de livros do Corredor Literário, Quinta do Cordel com as Carolinas da Literatura e Amigos de Dona Sofia, onde os estudantes saem no bairro entregando chocolates e lendo poemas. “São oito turmas envolvidas no projeto, do 6º ao 9º ano. Na apresentação das Carolinas da Literatura, elas dançam a música Carolina de Luiz Gonzaga e depois vão recitar poemas. Já com o grupo de Dona Sofia, os alunos entregam bombons e vão ler diferentes tipos de poesias, tanto de autores da literatura nacional como estrangeira para os transeuntes e comerciantes do bairro”, disse. 

 

O diretor pedagógico da Escola Municipal José do Patrocínio, Carlos Antônio Justino de Araújo, comentou que o evento literário tem por objetivo incentivar todos os alunos a ter um alcance progressivo na leitura, escrita e na criatividade. “A intenção é ampliar essa visão de que a leitura tem importância para suas vidas e os estudantes possam se motivar e ter mais incentivo até nas outras disciplinas do currículo escolar. É relevante a participação desses alunos na atividade literária que traz uma dinâmica diferente para escola e promove o incentivo à leitura que é à base de tudo na aprendizagem”, afirmou.

 

A estudante Jully Nicole de Lima Xavier, do 6º ano, avaliou a importância do projeto de leitura a partir de autores potiguares. “A leitura é muito importante em qualquer país e principalmente na nossa literatura portuguesa, como nas obras de Câmara Cascudo e Salizete Freire, inclusive até escritores do cordel feito aqui no Nordeste”, finalizou.