PETI Marinha comemora Dia dos Pais

O Núcleo de Ação Social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Marinha realiza nesta sexta-feira (13), uma manhã interativa com pais e adolescentes beneficiados pelo Programa em comemoração ao Dia dos Pais. O Programa em Natal é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas.

A programação se inicia com uma palestra com a professora Magnólia Figueiredo com o tema “Esporte: um caminho para a vida saudável”. Em seguida, haverá uma apresentação de coral dos adolescentes dedicada aos pais. Depois haverá um torneio com corrida no campo, organizada pela equipe de esporte do Peti Marinha. A manhã será encerrada com um lanche de confraternização.

O Peti Marinha é um núcleo parceiro e atende 80 adolescentes de 12 a 15 anos, do sexo masculino. “Esse núcleo do Peti desenvolve um trabalho muito agradável ligado à ética e postura pessoal. Acredito que a aproximação dos pais aos filhos nesta manhã interativa traga muitos resultados positivos de convivência.”, afirma Luciana Custódio, Coordenadora Geral do Peti. No Peti, os adolescentes participam de oficinas de informática, de artes, trabalhos manuais, dança, música, judô e reforço escolar.

O programa compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas articulações: o Serviço Socioeducativo ofertado para as crianças e os adolescentes afastados do trabalho infantil, e a Transferência de Renda para suas famílias. O Peti tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil e está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias. “As apresentações artísticas visam incluir os beneficiados em atividades lúdicas, para que eles possam desenvolver habilidades de forma plena e saudável”, afirma Luciana Custódio.

O PETI atende famílias com crianças e adolescentes retirados de diversas situações de trabalho, com idade inferior a 16 anos. Em Natal são 10 núcleos de ação social: Alto da Torre, Beira-Rio, Santarém, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Praia do Meio, CIAVV (parceria), Dom Bosco (parceria), Marinha (parceria) e TRANSPETRO (parceria). Ao todo, são 1.498 beneficiados pelo PETI no município.