Respirando ainda os ares da conquista, alunos e professores da Escola Municipal Otto de Brito Guerra visitaram a prefeita Micarla de Sousa, nesta sexta-feira (06), às 15 horas, no Palácio Felipe Camarão. O motivo da visita foi nobre: a premiação em segundo lugar no I Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima, com o projeto “O caminho do rio”, sobre o rio Pitimbú, na categoria Vídeos alta resolução. O certame foi organizado pela ONG WWF-Brasil, HSBC e Agência Nacional de Águas (ANA).
 
O audiovisual “O caminho do rio” mostrava a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos. “O projeto é muito simples, mas profundo. Ele foi mostrado em vários lugares do Brasil e em uma importante reunião sobre o meio ambiente, realizada na Dinamarca no ano passado”, disse a coordenadora do projeto, Elizete Arantes.
 
No âmbito da escola, o projeto é coordenado também pelas professoras orientadoras Netacia Maia e Gorethe Medeiros, e mais 20 alunos da Escola Otto de Brito Guerra. Aproximadamente, 3.300 trabalhos foram inscritos no concurso, nas categorias foto alta resolução, foto baixa resolução, vídeos alta resolução e vídeos baixa resolução.
 
“Ficamos muito felizes com o resultado da premiação. Isso significa fazer diferença na educação dos jovens que participaram do projeto, mostrando que eles podem ser vitoriosos na vida. Projetos desse tipo são fundamentais, até para que importantes mananciais da nossa cidade não sejam tão degradados, como os rios Pitimbu e o Potengi”, disse a prefeita Micarla de Sousa.
 
 
CONCURSO
 
A primeira etapa da seleção dos trabalhos vencedores realizou-se por votação popular via internet. Em seguida, as fotos e os vídeos votados pelos internautas submeteram-se à avaliação de uma comissão julgadora composta por especialistas de meio ambiente, membros das instituições promotoras e profissionais de foto e vídeo. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de agosto na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. Os premiados do projeto “O caminho do Rio” receberão o troféu do concurso e um kit dos realizadores.
 
O Concurso tem como objetivo principal retratar os temas em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas). A idéia é mostrar os outros sentidos e olhares sobre esses elementos da natureza, para além dos conceitos cotidianos e concretos.
 
Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, é a forma que os organizadores escolheram para contribuir para a Década da Água, que vai de 2005 a 2015, estabelecida pelas Nações Unidas e acatada pelo governo brasileiro.