A Escola Municipal Francsco de Assis Varela Cavalcanti, localizada no bairro do Guarapes, recebeu na manhã deste sábado (7), o projeto Escola Aberta/ Escola da Gente, desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação (SME). O evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre alunos, pais, professores e a população, que usufruiram das diversas atividades desenvolvidas durante todo o final de semana.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou da movimentação e ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da educação na cidade. “O objetivo é fazer um projeto transformador na sociedade, totalmente em parceria com a comunidade, que também participa e recebe muitos benefícios, contribuindo, inclusive, no combate às drogas, à violência”, destacou.

Segundo Cristina Melo, coordenadora/interlocutora do Programa Escola Aberta da SME, o projeto foi desenvolvido neste sábado (7), no Guarapes, de forma integrada com representantes das 12 escolas públicas do município do Natal (veja lista completa abaixo), que já desenvolvem o programa nos finais de semana.

“Além das atividades que são feitas junto com a comunidade do Guarapes, temos aqui ações das demais escolas. E esta é uma inovaçao dentro do programa, pois no lugar das escolas realizarem ações de forma individualizada, faremos a partir deste final de semana, ações integradas entre as escolas por toda cidade do Natal”, explicou Cristina Melo.

“Aqui observamos o espíito de solidariedade entre todos os participantes, o que contribui muito para melhorar o desempenho dos índices educacionais das escolas municipais de Natal, pois aqui todos são convidados a participarem expontâneamente do universo escolar”, ressaltou o titular da SME, Edivan Martins.

Atividades

O diretor da escola municipal Francisco de Assis Varela Cavalcanti, Genival Batista de Lima, informou que durante o evento deste sábado foram desenvolvidas atividades culturais como capoeira, hip hop, teatro, música dança, esportivas como práticas de futebol de salão, basquete, vôlei, além de oficinas de qualificação de corte e cabelo, manicura e pedicura, pintura, violão”, ressaltou o diretor Genival Batista.

Além de tudo isso, também foram desenvolvidas ações de diversas secretarias municipais, como a Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Urbanismo, Trabalho e Assistência Social, Alimentar, Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Procon e ainda a Caravana da Saúde Escolar, que leva atendimento oftalmológico e auditivo para estudantes e professores da rede municipal de ensino.

Uma destas atividades foi a palestra da socióloga da Alimentar, Zilnar Rocha, que abordou o tema “Consumo sustentável e meio ambiente”, dando enfoque ao projeto “Descartando os Descartáveis”, do órgão. “Com este trabalho passamos informações de conscientização para comunidade escolar sobre a importância da reciclagem na sociedade. Inclusive, já vamos estimualr a escolar a desenvolver um projeto de coletiva seletiva entre os alunos e funcionários”, informou Zilnar Rocha.