Para dar respostas mais rápidas e transparência aos procedimentos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) entrou no ar nesta sexta-feira, 6 de agosto, o novo Sistema Corporativo, que vai dar um salto de qualidade e modernidade aos serviços prestados aos contribuintes. As facilidades vão desde o preenchimento on-line dos requerimentos a emissão de licenças. Além disso, dará condições de acompanhar e controlar as atividades da secretaria.

Esta ferramenta consiste num sistema integrado de informações transmitido diretamente via web, que permite todo o controle das ações de fiscalização, emissão de licenças e de protocolo, ou seja, todos os prazos, despachos e documentos serão feito por meio digital, em tempo real, reduzindo o tempo de tramitação e transparência nos procedimentos. Este sistema esta integrado ao sistema de protocolo da secretaria de Planejamento (Sempla).

Além disso, todo Sistema está adequado à legislação vigente, inclusive ao novo redesenho de processos que está sendo elaborado em parceria com o Instituto
Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Para os desenvolvedores do sistema, num curto espaço de tempo será sentido o “desafogamento” do atendimento e o acompanhamento presencial, já que tudo será resolvido e comunicado via internet.

Durante a reunião em que comunicou aos funcionários a entrada no ar do novo Sistema, o secretário Olegário Passos pediu empenho, comprometimento e cumplicidade de todos os setores para que esta ferramenta funcione e atinja os objetivos propostos, que é a celeridade dos processos, maior produtividade com ganhos expressivos para a cidade.

“No inicio haverá resistência, mas vai depender de cada um. Estamos iniciando uma nova fase, esta ferramenta vai proporcionar avaliarmos procedimentos, indicadores qualitativos e quantitativos, de desempenho e satisfação, resultados, entre outros fatores que fazem a gestão moderna e eficaz de uma empresa nos tempos atuais”, disse ele.

Todos os funcionários da secretaria passarão por um treinamento para manusear de forma satisfatória todos os atributos inseridos no Sistema.