Estudantes da Escola Municipal Professora Ivonete Maciel participaram de uma ação pedagógica na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), que  aconteceu na manhã desta terça-feira (6), nas instalações da instituição, localizada no bairro de Candelária. Na ocasião, 31 estudantes do 5º ano participaram da programação que contou com palestras sobre a atuação da justiça na sociedade, troca de livros e doação do livro desenvolvido para explicar as leis e direitos previstos na constituição para jovens estudantes, “Constituição em Miúdos II”, do Senado Federal. A doação ocorre por meio da campanha Fome de Leitura, que visa arrecadar livros infantis para serem doados, incentivando a leitura. Além das atividades em sala de aula, os estudantes fizeram um tour pelo ambiente.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Justiça e Escola, Adriana André de Souza, comentou sobre o momento. “O Caráter Conta é uma proposta educacional que ajuda não só na educação do caráter do estudante, mas no desempenho escolar da criança, pois uma criança com esses valores, do respeito, do senso de humanidade, vai ter um melhor desempenho. Se eu tenho uma mentalidade, uma crença de que eu sou capaz de ser o que eu quero e se eu tenho foco e perseverança, farei acontecer. O Caráter Conta trabalha essa mentalidade com os estudantes. Melhora a convivência e o dia a dia deles, zelando pelos valores”, discursou a assessora para os estudantes presentes.

Professora da Escola Municipal Ivonete Maciel, Ana Cláudia Marques da Silva Braz, elogiou a organização do evento e contou como ele influencia o aprendizado dos estudantes. “É importante para que as crianças saiam do ambiente escolar para vir conhecer essa realidade que eles não conheciam. Demonstrar para eles a importância do judiciário, do tribunal. É importante que eles saibam que justiça está por trás da coordenação dos nossos projetos”, disse.

Após assistir a palestra, o estudante do 5º ano, Luhendson Kened, de 10 anos, falou sobre a ação. “Aprendi que é bom respeitarmos mais as pesssoas e confiarmos no que queremos ser”, disse. Também do 5º ano, Maria Vitória Ferreira, contou sua experiência. “Achei o espaço super bacana e legal. Gostei de ouvir sobre os cuidados, sobre a justiça e o que significa agir com justiça".