Como parte das ações de educação sanitária e ambiental, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN) iniciou as atividades de entrega dos certificados de menções honrosas dos alunos e professores da rede municipal de ensino que participaram da edição 2023 do Concurso Sanear com Arte.

Além da entrega dos certificados, a equipe da ARSBAN também realizará a entrega das obras não selecionadas no concurso e que ficarão em exposição nas instituições. Os agentes de regulação também realizarão um bate-papo descontraído com o corpo acadêmico das escolas, conversando sobre a importância da proteção dos mananciais que abastecem a capital potiguar, assim como divulgando as demais atividades de regulação e fiscalização realizadas pelo órgão. Ao total, 10 escolas serão visitadas até o dia 10 de Junho de 2023; e cerca de 54 alunos e 11 professores receberão seus certificados.

Neste ano, o concurso teve como objetivo fomentar a reflexão de atitudes em relação ao uso e consumo da água nas casas, nas escolas e na comunidade, promovendo o debate sobre as águas subterrâneas do aquífero Dunas/Barreiras que abastecem cerca de 71% das residências da Zona Norte da capital, além de alimentar os mananciais superficiais (lagoas do Extremoz e Jiqui) que provem as outras regiões da cidade. Para tanto, através do lançamento do Edital N° 001/2023 – ARSBAN, foi proposta a tarefa de realizar a produção de quadros artísticos somente com materiais recicláveis.

Para o Diretor-Técnico da Arsban, Victor Diógenes, o incentivo à cultura e o apoio da Secretaria Municipal de Educação ao projeto e à realização da entrega dos certificados foram fundamentais para o sucesso do trabalho desenvolvido pela Agência Reguladora. A projeção para atividades futuras em conjunto com a secretaria e outros órgãos municipais só fortalece ainda mais o trabalho que a Prefeitura do Natal vem desenvolvendo.