O sétimo Telecentro Comunitário da cidade do Natal foi inaugurado no início da noite desta quinta-feira (12) e funcionará em uma sala anexa à Biblioteca Municipal Professor Esmeraldino Siqueira, localizada dentro do prédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), onde ocorreu a solenidade de inauguração.

Na ocasião também foram entregues novas caixas de som amplificadas para Banda Sinfônica da Cidade do Natal, que possibilitarão, segundo o maestro da banda, José Roberto Silva, uma melhor sonoridade dos instrumentos elétricos, como guitarra, teclado, baixos.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou do evento e destacou os benefícios que o novo telecentro trará para as comunidades adjacentes como o Passo da Pátria. “Nas seis unidades anteriores, já conseguimos cadastrar três mil pessoas. Destas, 70% não tinham noções de como utilizar um computador. Não podemos mais permitir nos dias de hoje o analfabetismo em qualquer esfera, seja na escrita ou na informática. E estes centros dão uma grande contribuição nesta área educativa”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Os atuais sete telecentros da cidade do Natal são administrados por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). “Estas unidades promovem de forma ágil e dinâmica, a inclusão social em nossa sociedade, principalmente nas camadas da população que têm pouco ou nenhum conhecimento em informática”, ressaltou o titular da Semtas, Alcedo Borges. A previsão é que neste telecentro instalado na Funcarte, haja uma média diária de até 90 acessos à Internet em banda larga.

A chefe do executivo municipal natalense, disse ainda que até o próximo mês de dezembro deste ano serão montados na capital potiguar dez telecentros e outros dez a partir de janeiro de 2011. “Estas unidades implantadas são uma forma, principalmente para juventude, de melhorar suas perspectivas de vida”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, este telecentro é fundamental para esta área da cidade. “Também estamos entregando à cidade a nova Biblioteca Municipal Esmeraldino Siqueira, que receberá um grande acervo de livros da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro”, informou o presidente da Funcarte.

Canal
Com a abertura dos telecentros, a população passa a ter, de forma gratuita, um canal para aprender noções de informática, acessar a Internet, fazer pesquisas. Estas unidades são serviços oferecidos pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Prefeitura do Natal, que desenvolve o projeto desde janeiro deste ano.

As pessoas também serão beneficiadas com cursos gratuitos na área da informática, como o ABC da Informática, que está com inscrições abertas para a unidade da Funcarte. São 80 vagas, com aulas pela manhã e à tarde durante dois meses.

Para a unidade da Funcarte foram doados pelo Ministério das Comunicações um kit com dez computadores, um servidor, 11estabilizadores, roteador wireless, impressora a laser, projetor multimídia, 21 cadeiras, uma mesa de professor, um armário, 11 mesas para computador, um ponto de presença do Gesac, a Internet em banda larga do Governo Federal e câmera de monitoramento remoto. Trabalharão neste telecentro, um coordenador, dois monitores e uma recepcionista.

Novos Bailarinos

Na ocasião também ocorreu a posse dos 12 novos bailarinos para o corpo de baile do Balé Municipal do Natal (veja abaixo lista dos empossados abaixo).
A prefeita e o Presidente Funcarte receberam os bailarinos aprovados no processo de seleção para o preenchimento de vagas do Ballet da cidade do Natal. A nomeação dos novos bailarinos foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (6).

Novos bailarinos do Balé da Cidade do natal:
Marx Bruno de Araújo Silva
Rodrigo da Silva Batista
João Alexandre Firmino de Lima
Álvaro Paraguai
Gustavo Bonifácio dos Santos Silva (estagiário)
Anádia Rassyne Tavares
Carla Gameiro de Freitas
Lui Medeiros Saldanha
Mariana Gurgel Pires Caldas
Ana Carolina Vieira Ferreira (estagiária)