A Prefeitura de Natal recebeu a visita de representantes do Sebrae-RN nesta sexta-feira (23),  para uma avaliação da 2ª etapa do processo do prêmio Prefeitura Empreendedora em que o município está concorrendo com o projeto “Sustentabilidade Urbana Integrada na cidade do Natal”. A auditoria tem como objetivo verificar na prática as propostas apresentadas.

A iniciativa Sustentabilidade Urbana Integrada na cidade do Natal integra um projeto de arborização urbana (Planta Natal), a gestão de resíduos eletrônicos (Projeto Natal Limpa e Sustentável) e a ação estimulada da adoção de canteiros pela população e iniciativa privada (Programa Natal Mais Verde).

As ações implementadas aplicam os princípios da descentralização e integração de secretarias para otimização da gestão de recursos humanos e materiais, com participação direta da população e com parcerias com a iniciativa privada, buscando em todas as frentes de atuação impactar diretamente o bem estar das pessoas e valores de desenvolvimento sustentável, e tem por objetivo atuar de forma consistente e de forma integrada com a sociedade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas impostos à cidade através de uma ação transversal contemplando pilares de gestão do verde e gestão de resíduos eletrônicos.

O projeto visa plantar 20 mil árvores nativas no município de Natal respeitando o manual de arborização urbana e realizando ações de educação ambiental em escolas públicas. Estimular a adoção de canteiros pela iniciativa privada e/ou por qualquer pessoa física, compartilhando a responsabilidade de conservar, manter e promover melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas em praças, canteiros e logradouros públicos, preservando áreas verdes da cidade com o apoio da população. Sensibilizar o cidadão e oportunizar o descarte correto de lixo eletrônico, instalando coletores e pontos de entrega voluntária em locais de grande circulação de pessoas e descarte agendado através do Ecozap, dando acesso à população para o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é um programa de reconhecimento aos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados. O prêmio acontece anualmente e tem como objetivo dar visibilidade a projetos e ações municipais que incentivem micro e pequenos negócios locais.