Na manhã desta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou o sorteio eletrônico para as vagas de crianças novatas da etapa de creche da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino. O sorteio eletrônico foi realizado via números da Loteria da Caixa Econômica Federal e ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O município de Natal destinou 3.749 vagas para a etapa de creche (Berçário I e II e Níveis I e II). O resultado é divulgado no Sistema de Matrícula Online.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, ressaltou que o sorteio digital é, sem dúvida, um avanço significativo. "Além de otimizar o processo, garante uma distribuição imparcial das vagas, eliminando possíveis interferências externas, o resultado desse sorteio representa um desafio, mas também uma conquista. Conseguir atender a mais de 75% das crianças inscritas é gratificante, mostra que estamos no caminho certo", destacou a titular da Educação. A transparência e a integridade do sorteio foram enfatizadas, reforçando o compromisso de proporcionar igualdade de oportunidades no acesso à educação pública.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, o sorteio de vagas para a etapa de creche dos CMEIs é realizado somente para as crianças novatas. “As crianças que já estudam na Rede Municipal de Natal têm sua vaga garantida, na renovação da matrícula", afirmou Cristina Diniz. Ao todo 4.957 crianças estavam inscritas no sorteio, e 75,63% garantiram uma vaga nas instituições municipais. Contudo, 1.208 crianças compõem a lista de cadastro de reserva. O sorteio contou com a presença de representantes de pais, da SME-Natal e do Conselho Municipal de Educação de Natal.

A chefe do Setor de Normas e Organização Escolar da SME, Danielle Kelly de Oliveira, falou sobre a efetivação da matrícula dos estudantes novos sorteados da etapa de Creche. "Os pais ou responsáveis deverão se dirigir às respectivas unidades de ensino, portando os documentos necessários no período de 28, 29 de fevereiro, 01 e 04 de março. Vencido esse prazo, a vaga vai ser disponibilizada obedecendo a lista de suplência”, disse.

O técnico da Natal Computer, empresa responsável pela execução do sorteio, Joelmir Marinho, garantiu a legalidade da ação. “Utilizamos números da Loteria Federal, conhecidos por sua aleatoriedade e imparcialidade. Além disso, toda a execução do sorteio foi registrada e pode ser auditada. A Natal Computer sempre buscou ser transparente em suas ações, e isso foi uma prioridade durante todo o processo", garantiu.