O dia 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher, data com intenção de reforçar a luta pelos direitos dessa população. Na saúde, março também é o mês que chama atenção para o combate ao câncer do colo do útero, com a campanha Março Lilás, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), nas unidades de saúde do município alertando sobre os riscos e cuidados com a doença.


Com a previsão de cerca de 17.010 casos novos por ano até 2025 no Brasil, o câncer d colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais diagnosticado em mulheres, sendo o segundo mais incidente nas regiões Norte e Nordeste do país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “O câncer do colo do útero é um câncer curável, se descoberto a tempo temos uma chance muito grande de cura, por isso a importância da descoberta precoce”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).


A infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmissível sexualmente, é uma das principais causas relacionadas à doença. No município, a vacinação contra o HPV está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos e ações de incentivo ao sexo seguro e distribuição de preservativos acontecem durante todo o ano nas unidades de saúde.


“Temos vários tipos de vírus do HPV e alguns deles podem causar o câncer do colo do útero. Então, a vacinação contra o HPV é de grande importância na prevenção ao câncer, porque as crianças vacinadas terão uma resposta maior quando iniciarem sua vida sexual e, por ventura, tiverem contato com o vírus. Outra questão é o uso de preservativos, pois se você tem uma relação sexual segura utilizando e preservativo as chances de infecção pelo vírus são menores ou inexistentes.”, ressalta  Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal, reforçando a importância dos pais procurarem as unidades e vacinarem seus filhos completando o esquema vacinal com as duas doses do imunizante.


Um dos principais exames que podem detectar a doença é o citopatológico, também conhecido como papanicolau ou preventivo, realizado por meio da coleta da secreção do colo do útero, um exame simples e que serve para diagnosticar várias doenças, entre elas o câncer do colo do útero. “O exame está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, então convidamos mulheres e pessoas com útero, quem têm ou já tiveram relações sexuais, a procurem a unidade de saúde mais próxima da sua residência, realizarem o exame e cuidarem da sua saúde”, enfatiza a responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher. 


Durante todo o mês de março, às Unidades de Saúde do município preparam ações de educação e saúde para incentivar a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, realizando ações como palestras sobre a temática, rodas de conversas, testes rápidos de ISTs e glicemia, aferição de pressão, vacinação e realização de exames preventivos.