A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), e o programa BPC na Escola, lançou nesta quinta-feira (04), no auditório do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), no bairro do Alecrim, o Projeto Qualifica BPC, cujo objetivo é capacitar os profissionais das diversas áreas de atuação para melhor prestação de serviço às pessoas com deficiência no município.

O projeto contará com módulos específicos que trabalharão introdutoriamente a abordagem e capacidade de comunicação às pessoas com deficiência. Inicialmente o projeto será realizado no CMTE do Alecrim e atenderá os profissionais do SUAS no município. A ideia é futuramente abrangê-lo de forma intersetorial para assim tentar garantir a igualdade de atendimento da pessoa com deficiência em todos os espaços.

Presente na solenidade, a diretora do departamento de proteção social básica, Andreia Melo, parabenizou a equipe pelo esforço e idealização do projeto“ O Qualifica BPC foi idealizado visando capacitar, inicialmente os profissionais da Semtas, e possivelmente em futuras edições, os profissionais das diversas áreas de atuação para melhor prestação de serviço às pessoas com deficiência no município. Para termos uma cidade cada vez mais inclusiva. Parabéns à equipe do BPC na escola por toda a dedicação e contribuir para o desenvolvimento da acessibilidade e garantia de acesso e direitos da Pessoa com Deficiência na sua totalidade”, disse.

“Nosso objetivo é capacitar nossos profissionais da melhor maneira possível, garantindo que possamos atender nosso público de forma abrangente e inclusiva. Quero expressar minha sincera gratidão a cada um de vocês que dedicou seu tempo para se qualificar e investir em si. É esse compromisso que nos permite levar o conhecimento adquirido diretamente para nossos usuários, proporcionando-lhes um serviço de qualidade ainda maior”, afirmou Erika Thaliane, coordenadora do BPC na Escola.

Participando do evento, o presidente do comude, Ronaldo Tavares, elogiou o trabalho feito pela gestão municipal. “ O prefeito Álvaro Dias têm realizado diversas campanhas publicitárias em prol das pessoas com deficiência, as quais algumas fomos protagonistas. Somente o ano passado realizamos diversos eventos pela luta da inclusão e pelo respeito das pessoas com deficiência com o apoio do município”, agradeceu.

O palestrante Bruno Lima, do Centro de Apoio Pedagógico à pessoa com deficiência visual Profa Iapissara Aguiar, falou sobre o capacitismo,  considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito, caracterizado, principalmente, quando se pressupõe que alguém é incapaz apenas pelo fato de possuir alguma deficiência.

Programação

A capacitação será dividida em módulos, que vão se encerrar em agosto. Os módulos serão divididos por mês, 04 de abril o tema abordado será Capacitismo, no dia 24 Autismo, 5/05 Audiodescrição, 26/06 Orientação e Mobilidade, 31/07  Introdução a Libras, 21/08 Encerramento com o módulo Tecnologia Assistiva.

O que é o BPC na Escola?
Considerando as dificuldades de acesso e permanência na escola das crianças e adolescentes com deficiência, sobretudo daquelas pertencentes aos núcleos familiares mais vulneráveis, foi criado o Programa BPC na Escola.

Seus objetivos incluem identificar e superar as barreiras que dificultam a frequência desses jovens na escola, por meio de ações que envolvem áreas como assistência social, educação, saúde e direitos humanos. Para identificar tais barreiras, são realizados questionários durante visitas domiciliares aos beneficiários, seguidos de acompanhamento por técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de ações intersetoriais coordenadas pelos grupos gestores locais do Programa.